domingo, 17 de setembro de 2017

Del Nero e o futebol brasileiro

                              
         O retorno precipitado da Suiça do paredro brasileiro Del Nero me ficou atravessado na garganta desde então. Das informações que a imprensa e a mídia fornecem é que desde aquela longínqua data, por comovente série de desculpas a princípio e, mais tarde, refestelando-se na ausência delas, esse senhor  Del Nero  que de repente contraíu fobia a viagem internacional - e até mesmo na América do Sul! - não tirou a necessária consequência lógica desse caso seriíssimo de fobia ao exterior - e não importa qual.
           Ao que tudo leva a indicar, este novo dirigente da CBF tem um problema com o FBI, ou cousa que o valha, quando da detenção em Zurique de seu chefe e protetor, José Maria Marin, o qual foi posteriormente trasladado para New York, aonde se encontra em prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica.  Ao que consta, Del Nero é o atual chefe da CBF, e não veja para o exterior, porque há mandado de detenção contra ele expedida por autoridade estadunidense, por causa de suspeita de corrupção.
               Apesar investigações no Congresso pelo Senador Romário, nada foi feito por ora contra del Nero, enquanto ele estiver no Brasil. Como se sabe, o Estado brasileiro parece ter ogeriza a aceitar que nacionais seus sejam julgados até nos Estados Unidos.

                 Aí está algo que incomoda. Deve haver no Brasil alguma au-toridade que teria interesse em saber por que Del Nero está na mira do Federal Bureau of Investigations.  Embora o problema da corrupção seja algo de que em geral não sofre o Brasil, não seria interessante que quem tenha voz em capítulo para saber da natureza do problema em tela e se ele acaso coloca algum perigo de dano para o nosso futebol? Pois, partindo do necessário pressuposto de que todo procurado pela Polícia - e em especial, a estadunidense - possa ser inocente, sem embargo seria de todo interesse,  haja visto a fortiori o comportamento delinquente de muitos outros paredros verde-e-amarelo (como infelizmente já foi comprovado pelo decano no capítulo, João Havelange), e como este senhor del Nero atua na Confederação Brasileira de Desportos,  quero crer que haveria interesse em saber o que tem o FBI contra o senhor del Nero, como se presume da preocupação do atual chefe de nosso futebol em nunca sair do Brasil, eis que o dito F.B.I. é muito caviloso  e se serve às vezes dos inocentes deslocamentos de paredros brasileiros  ou mesmo hispano-americanos -  e até na América do Sul! - para prendê-los à sorrelfa e para levá-los em seguida a um desses cárceres do Tio Sam, que ele disponibiliza para quem aparece nos seus cartazes (como no velho Oeste) como wanted! Seria bom que colaborássemos com a turma de Tio Sam, eis que, se o nosso del Nero tiver a ficha limpa, ele vai poder viajar à vontade! Não seria maravilhoso? Assim ele se dedicaria integralmente ao êxito de nosso bom futebol!  

Nenhum comentário: