segunda-feira, 1 de maio de 2017

Pílulas Políticas

                              

*   Trump, o imprevisível, em telefonema para o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte,  resolveu, sem aviso prévio nem contato com o Departamento de Estado convidar o líder filipino para vir à Casa Branca.

     Ora Duterte, com esse estranhíssimo convite, a quem Donald Trump parece legitimar, é  líder autoritário, acusado de ordenar o assassinato extra-judicial  de suspeitos de tráfico de droga. Agora, o Departamento de Estado e o Conselho de Segurança Nacional tentam colocar objeções à visita.

*    Infelizmente, a candidata Marine Le Pen - cuja vitória no 2º turno francês seria péssima para a democracia europeia, além de efeitos colaterais desastrosos para a Comunidade Europeia - parece  muito viva ainda na campanha. Visitou na semana passada operários de uma fábrica prestes a fechar, e sem avisar - e antes do rival Emmanuel Macron que a agendara - depositou flores em monumento aos deportados de Marselha. 
       No último cômputo,Marine Le Pen tem 41% das intenções de voto, enquanto Macron  tem  59%. Note-se que na semana anterior, o candidato centrista foi criticado por umas besteirinhas.  A dupla está a uma semana do segundo turno das presidenciais...

*     O ex-primeiro ministro italiano Matteo Renzi voltou a assumir a liderança do Partido Democrata de centro-esquerdaRenzi deixara o Palazzo Chiggi (sede do Primeiro Ministro), após perder referendo constitucional chave na política do país. Agora Renzi se acha em posição favorável para recuperar  a posição de Primeiro Ministro, na eventualidade de uma crise.


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: