terça-feira, 23 de maio de 2017

Colcha de Retalhos E 18

                              

PSDB e DEM sustentam Temer

       Ao contrário de outros partidos, as cúpulas do PSDB e do DEM decidiram esperar até a decisão do STF sobre o recurso de Michel Temer.
       Se o Supremo, em caso inédito, suspender  inquérito contra Temer, pesará no julgamento a credibilidade da denúncia, se forem  afastadas suspeitas de que o audio da entrevista na Jaburu terá sido objeto de manipulação.
        Nesta 4ª Feira o STF decidirá se mantém ou não o inquérito aberto para investigá-lo.

Trump na Arábia Saudita      
        
          O presidente Donald Trump foi à Ryadh para promover uma mega-venda de armas à Arábia Saudita. Achou oportuno fazer apelo aos líderes árabes que expulsassem  aqueles que promovessem o ódio nos seus países.
            A conexão entre a venda de armas e o apelo posterior a uma postura mais dura contra a violência internacional, com a tentativa de marginalização das linhas mais violentas e agressivas  no mundo árabe, tende a parecer como uma dessas políticas que não têm maior possibilidade de implantação,dada a pecha que muitos desses países desejariam evitar ao darem motivo de serem apontados como moderados.

 O Extremo Oriente      

          Enquanto o líder da Coréia do Norte continua com a sua normal atuação, que é fazer todo o contrário de o que desejaria o Presidente Trump, outra notícia sinalizou uma mortandade inesperada que, pelo visto, terá ocorrido em silêncio, e somente agora é trazida para o grande público ocidental.
             Sob o regime do novo chefe chinês, Xi Jinping, a CIA perdeu um número substancial de o que antes se chamava espião, e hoje é referido como agentes de inteligência.
             De qualquer forma,  a notícia que transpirou não induz qualquer otimismo sobre  possível abertura da RPC ao Ocidente.
             É claro que a suposta eliminação de agentes de informação - pelo visto neste caso realizada de forma metódica e abrangente - além de constituir risco considerável para o intercâmbio internacional, ao fazer que a procura do conhecimento artístico e cultural possa ser confundida com a atividade dos espiões, que nada tem a ver com as correntes culturais. espionagem essa versão para essa atividade que já convive com tantos perigos.

             O agente estrangeiro de inteligência enfrenta na RPC um enorme risco. Se tal constitui perigo que vai junto com a atividade - a abertura dos países às influências estrangeiras é aspecto de todo diverso. Outra coisa bastante diversa é a espionagem que se no corrente não desperta no Ocidente a atitude de antanho - quando toda essa atividade era jogada no mesmo balaio do preconceito contra o alienígena - tampouco será vista com bons olhos, se ela visar a fins outros que os culturais e artísticos.

Nenhum comentário: