quarta-feira, 3 de maio de 2017

O STF, as turmas e os "especialistas"

                              

       Fala-se muito agora em evolução de tendência nas turmas do Supremo.
      
       Peço vênia para discordar.
       
       O grande juiz e anterior encarregado da Lava-JatoTeori Zavascki - que foi muito bem sucedido pelo sério e competente Ministro Edson Fachin - encontrara um cenário diverso nas turmas do Supremo. Assim, os resultados do trabalho do finado Teori encontravam diferente recepção na Segunda Turma porque a sua composição era diversa da presente.
       Ele próprio Teori, segundo alvitram, estaria preocupado com a futura composição da Segunda Turma. Juntar Lewandowski, Toffoli e o próprio imprevisível Gilmar Mendes terá preocupado o bom juiz Teori e o Ministro Edson Fachin não merece o que lhe está sucedendo.

       De qualquer forma, pelo andar da carruagem, a grande maioria nacional, que respeita a Lava-Jato tenderá a ficar mais descontente se a tal segunda Turma continuar nesse rumo. E se providências não forem tomadas, como o grande juiz Teori Zavascki pretendia, é lógico que os doutos intepretadores das entranhas do Supremo e de suas  Turmas - como os harúspices de outrora - virão com mais 'doutos' prognósticos, quanto à suposta evolução (ou no caso, mais justamente involução) dessa Turma 2 do STF.
       Não é necessário ser um áugure de alta categoria, para prever que se se juntarem em maioria de três os senhores  Toffoli e Lewandowski, de uma  parte, e de outra, Gilmar Mendes, nesta presente fase, o resultado tenderá a ser sempre contrário ao Juiz Sergio Moro e à Lava-Jato.

        É mais do que provável de que haja uma corrida dos detidos em Curitiba - como se vê já no caso de  Renato Duque (que agora pensa próxima a ocasião de lograr a própria liberação) - para a ofensiva que há tanto desejam contra a Lava-Jato.
        Dentre as conquistas do Povo Brasileiro, será bom ter bastante presente o apreço que lhe é votado por essa gente humilde, que com a nova ordem viu muita gente importante ir parar na cadeia, pelo denodo do Ministério Público e do bom Juiz Sérgio Moro.

          Com todos os grandes ares que se fazem tais senhores que investem com seus corcéis contra a fortaleza da Lava-Jato, é bom que não caia sobre os juízes das várias instâncias o pensamento de que a famosa Operação já era, na terra das conquistas etéreas e de pouca duração.

          Pois o Povo Soberano tem bem presente, em meio à roubalheira e a alegre festa dos compadres de Brasília - de que nos falou a seu tempo o heterônio Júlio Tavares - que é melhor não mexerem demasiado com a Lava-Jato, nem tratá-la com o açodamento dos pressurosos que a tem como moribunda.

         Não nos iludamos com falsas 'revoluções'  como a suposta metamorfose da 2ª Turma.  Se um remédio de amargo vira doce, ao invés da bula, é melhor olhar para o farmacêutico,  porque alguém está mexendo com os respectivos ingredientes...



( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo )  

Nenhum comentário: