segunda-feira, 8 de maio de 2017

Leopoldo López (II)

                             

       Desaparecido na prática, o lider Leopoldo López tem várias características que o tornam suspeito à camarilha de Nicolás Maduro.
       Como esta coluna tem noticiado, a situação dos direitos humanos na Venezuela - sobretudo agora com o que é, na prática, uma insurreição geral - é sumamente precária.
      Há semanas a fio, a mulher de Leopoldo, Lilia Tintori vem procurando vê-lo, mas por razões que se tornam mais estranhas à medida que passam os dias, a canalha que rodeia outro na presidência tudo tem feito para impedir que Lilia possa visitar o marido
      O segundo da quadrilha chavista, Diosdado Cabello, produziu no fim da última semana uma foto desse líder oposicionista que é mantido pelo regime em uma enxovia. No entanto, há vários aspectos no retrato que levam a supor que se trate de material trabalhado, e que não é, por conseguinte,  fotografia autêntica.
       Como circularam rumores na semana passada que algo de sério acontecera com Leopoldo  López e que houvesse sido internado de urgência, é normal que a mulher e a família rejeitem  fotos com aparência de trucadas.  Também não surpreenderá que exijam, como em qualquer outro lugar do planeta, que o preso político possa ser visitado pela família e,  com mais razão ainda, pela respectiva esposa.
       Se os dias transcorrerem sem que nada se produza, e em especial sem que se dê a oportunidade à esposa de verificar que o próprio marido - e o principal líder da oposição - está bem, e por conseguinte não carece de composições fotográficas como substituto, as dúvidas tenderão a crescer.
       Leopoldo López, dentre os líderes democratas, é o que goza de mais respeito nesse reduzido grupo. Além disso, será o que inspira mais cuidados ao reduto chavista.
       Se, como seria natural em qualquer outro país - vale dizer, dar à esposa e à família a oportunidade de encontrar-se com Leopoldo López - que, mais passem as horas, mais se tornará intrigante e, mesmo inquietante, essa estranha proibição que semelha vedar às pessoas que lhe são chegadas, a começar pela própria mulher, possam  ter de imediato a oportunidade não só de vê-lo, mas de falar com ele.

         Se tal não acontecer, por uma série de escusas e desculpas, é de todo natural que a preocupação aumente, porque se está ocultando algo. Se a atitude persiste, como não suspeitar de que algum seriíssimo motivo exista ?

Nenhum comentário: