terça-feira, 16 de maio de 2017

Colcha de Retalhos E 17

                         

Relação Merkel - Macron


         É bom sinal para o entendimento entre os dois países-líderes na Comunidade Europeia o rápido encontro entre Frau Angela Merkel e Emmanuel Macron.
         Com a vitória da CDU na Renânia do Norte/Westphalia, as perspectivas da Merkel conquistar um quarto mandato como Chanceler parecem muito boas, eis que o candidato social-democrata Martin Shultz já não parece ir tão bem nas pesquisas.

          Macron como novo Presidente tem ideias de criar um "orçamento europeu", assim como fazer empréstimos europeus. Por enquanto, não semelha que caiam bem com a Merkel. Há dois aspectos aí a considerar: de um lado, a tendência conservadora da Chanceler alemã. E por outro que como o país mais importante no cenário europeu, uma eventual diarquia na C.E. não é exatamente o que Berlin mais apreciaria.
           Ainda, no entanto, é cedo para fazer prognósticos, bem como testar inovações propostas por quem acaba de tornar-se Presidente.


A  Síria do Bashar tutelado por Moscou


           Bashar al-Assad - e a notícia foi oportuna comentada por este blog - deve até hoje agradecer a própria jogada in extremis,  quando não foi a Canossa, mas na verdade as diferenças não são muitas  no seu lance de submissão ao poderoso vizinho Vladimir Putin. Em troca da salvação, ganhou um grande protetor ( e este de resto abocanhou mais bases para as suas forças ).
      
          Essa proteção - virtual protetorado russo,  o "presidente" Bashar -tem assegurado pelo menos perspectiva maior de sustentação, sem falar  no sinistro ganho secundário de incrementar a própria política de extermínio de seus opositores.
   
      Nesse sentido, o governo dos EUA acusou ontem a Síria de construir um crematório (!), onde queima os cadáveres de seus opositores. Com isso, al-Assad pensa eliminar as evidências de assassínios em massa cometidos na  prisão Saydnaya.  Consoante o Departamento de Estado, cerca de cinquenta pessoas  são mortas a cada dia nessa abominação, que está de resto localizada nas proximidades da capital  Damasco.
          Pode-se conjeturar que a atual cercania entre Trump e Putin possa ensejar alguns "avanços" no quadro político sírio. Tratando-se de Bashar, sabemos dos limites de tais progressos.


CRVG na 1ª Pág. do Globo
       

         São realmente comoventes as atenções do jornalão ao Flamengo. Não leitor, não estou me enganando. Agora os agrados que faz  ao Fla, também podem inserir-se em cobertura com intenção menosprezante que o Globo venha a dar ao Vasco. A minha teoria é a seguinte: se não é ocasião de louvar interesseiramente o clube de maior torcida do Rio, alguém que se crê muito esperto há de ter pensado: se não se pode bajular neste número o Flamengo, porque não jogou, então o melhor é desfazer do Vasco e assim agradaremos à grande torcida do Mengo...
        
        Foi o que ocorreu nesta segunda feira. Foto de três ou quatro jogadores do Vasco desanimados, logo após o primeiro gol do Palmeiras. Não é foto de ação, como sói acontecer com as páginas esportivas. Pois não é que para humilhar o Vasco a redação - ou seja lá quem for - colocou na primeira página, no alto e à esquerda, essa foto do après-primeiro gol, com o natural acabrunhamento dos jogadores. Como intenção de ferir e incomodar a torcida vascaína - que não é tão pequena assim - pode-se descrever como exitosa tentativa, apesar do baixíssimo nível moral e ético.
      
        A torcida do Vasco espera que o time melhore, e não mais seja objeto de tais enfoques... que parecem um tanto sórdidos. Tanto mau-caratismo há de animar o time a dar o troco na hora certa.



( Fontes:  O Globo, Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: