sexta-feira, 31 de março de 2017

O Brexit e sua herança maldita

                              
         Fala-se muito na Inglaterra no chamado Brexit, como se fosse um tema objeto de longa consideração nacional. Essa palavra inventada, misto de slogan e de neologismo - a saída da Inglaterra (Britain exit) - sequer menciona a União Europeia.
        Sem embargo, se alguém procura um estadista que depois de longa campanha tenha afinal convencido os respectivos compatriotas a afrontarem o desafio, perderá tempo, pois esse senhor não existe. Para a expansão do Brexit, os britânicos (e as demais nações que compõem o Reino Unido) agiram com o voluntarismo e a superficialidade que tem sido, de resto, uma característica nacional se olharmos para os seus últimos chefes de governo.
        Como surgiu a idéia de realizar um plebiscito sobre a eventual saída do Reino Unido? Foi decorrência de longo debate nacional, em que as opções foram cuidadosamente avaliadas e discutidas nas sedes dos principais partidos?
        Vamos por partes. O Reino Unido já fizera uma consulta nacional, no tempo do Primeiro Ministro Tony Blair. O processo de implementação do plebiscito fora rápido e ao cabo a população optara por continuar na União Européia. Ao contrário de agora, não foi luta acirrada e Tony Blair tratara da matéria com a displicência de quem crê como favas contadas a continuação da Inglaterra na organização de Bruxelas. Parecia até que o ingresso da Grã-Bretanha na Comunidade houvesse sido um passeio, quando não o foi, havendo inclusive o pleito inglês sido barrado pelo general de Gaulle, em famosa conferência de imprensa, nos anos sessenta.
        Mas a liderança inglesa mostraria a persistência e a seriedade de quem encarou como compulsória escolha nacional o ingresso na Comunidade Européia, a princípio um sonho de velhos líderes como Konrad Adenauer, na RFA, e de Robert Schuman na França, que partiram com determinação e firmeza para a construção da Comunidade Econômica Européia, um dos primeiros avatares desse grande sonho de calejados políticos, cansados das brutais guerras do século XX, de que a Velha Álbion a princípio se dissociaria. Seis países formaram o núcleo duro desse grande projeto: Alemanha, França, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.
          Não é o desígnio deste  estudo fazer uma avaliação demasiado detalhada no que respeita à evolução de o que, a princípio, era um sonho de nacionalidades provadas e cansadas pelas lutas intestinas no jogo das então grandes potências, que tiveram um aprendizado demasiado doloroso, marcado pelos ódios de povos vizinhos e as consequentes catástrofes nacionais de que o século XX seria o teatro dessa louca corrida, que traria para as nações envolvidas sangue, suor e lágrimas, de que partilhariam com o bom senso de um bando de lemingues na sua bela corrida para o abismo.
           Os britânicos, no imediato pós-guerra, felizes na própria insularidade, embora saudassem com emoção a reconciliação de Alemanha e França, julgaram a princípio que lhes bastaria a aliança atlântica com a antiga colônia, ora transformada em superpotência, para garantir-lhes a progressão e a respectiva singularidade, que tão alto prezavam.
          Já na segunda metade do século XX, a progressão e o claro êxito da Comunidade Econômica Europeia - na prática, o primeiro avatar de o que constituiria a União Européia - mostraram aos líderes ingleses o manifesto interesse de participar desse organismo, então marcadamente econômico. O primeiro intento inglês de associação à organização de Bruxelas não progrediria pelo rotundo não do general Charles de Gaulle, então presidente da França. Com a sua hierática postura e notável memória - trazia na cabeça as suas mensagens ao mundo europeu e, incidentalmente, aos Estados Unidos, com a ponderada arrogância de quem transformava as suas conferências de imprensa em longos, mas nunca monótonos  discursos, feitos com a certeza de que não só o gabinete ministerial, formado por atentas cadeiras que lembravam a postura de silentes e atentos estudantes, a par dos embaixadores e seus afortunados representantes, todos à espera da enésima surpresa daquela tarde nos salões do Elysée, expectativa esta que de Gaulle fazia questão de atender, como quem não ignorava levar consigo toda a atenção que se reserva àquele dignitário que transcende aos pequenos políticos que, como escolares, assistiam as suas conferências de imprensa.
          Como todos os soberanos, de Gaulle também cairia. A face desgrenhada do povo surgiu no chienlit [1] e com a desenvoltura de outro diverso protagonista da História, levaria de roldão a empáfia e as construções da personalidade que jamais perdera a noção da própria grandeza. Se o seu fim seria abrupto em termos de dilacerar-lhe a dominante presença por mãos e gestos revolucionários,como tantos nacionais seus terão oportunamente vivenciado, enquanto viajavam em torno do próprio quarto[2].     (a continuar)




[1] essa palavra, do francês arcaico, seria escolhida por ele próprio, para designar os acontecimentos que lhe determinariam a queda. Não muito tempo depois, como profeta meio-esquecido, faleceria na sua casa de Colombey-les deux Églises.
[2] Xavier de Maitre,  Voyage autour de ma chambre.

Nenhum comentário: