quarta-feira, 15 de março de 2017

Notícias de Europa e EUA

                    

        Erdogan, o líder do governo autoritário turco, despeja ameaças a torto e a direito, com o escopo de intimidar os líderes da Europa Ocidental, v.g. Angela Merkel, e mais ainda forçá-los a tomarem postura mais soft com a própria comunidade turca radicada em seus países.
        Outra coisa que deve pôr nervoso o presidente Recip Erdogan é a eleição que transcorre nos Países Baixos, em que a vitória da direita, liderada por Geert Wildeers  surge como possível, embora seja descartada por alguns observadores.
        A Holanda é país que vive sob o íncubo do crescimento do segmento maometano da respectiva população, com a possibilidade de que dentro de alguns anos surja governo com maioria islâmica; sem embargo, antes da abertura das urnas, o número de indecisos nos Países Baixos é estimado em 80%.
         Surge mais um juiz - Derrick K. Watson - que joga água no leite quente de Donald Trump.  O seu segundo decreto anti-islâmico acaba de ser sustado por ordem do referido juiz, com sede no Havai,  barrando eventual bloqueio da vinda de muçulmanos para os States. Como a sentença do juiz tem validade nacional, os viajantes islâmicos dos sete países visados, não sofrerão as peripécias, as detenções abusivas e os dramas humanos que a outra ordem executiva determinara.
          E as armas de Mr Trump vão perdendo tanto o efeito surpresa, quanto a eficácia.  E salve a América !


( Fontes:  The New York Times;  O Globo )         

Nenhum comentário: