sábado, 25 de março de 2017

Colcha de Retalhos E 9

                               
Greve e suas consequências


               As greves no Rio de Janeiro tendem a durar bastante. Pudera. As paredes não têm qualquer consequência em termos de contagem de tempo funcional e eventuais descontos das ausências.
           Por isso, entende-se a decisão do Governador Pezão, de cortar 30% dos salários de professores e funcionários grevistas há cinco meses. Até o momento presente a turma da Uerj não tinha sofrido nenhuma consequência material na sua decisão de ausentar-se em protesto, por supostamente não terem condições para trabalhar.
          A deturpação da greve como instrumento de protesto das categorias profissionais pode ser igualado a uma simples manifestação, que se traduz na ausência do professor (e das outras categorias), sem que nada mude na sua paga. Assim, um instrumento em geral qualificado como de protesto extremo, seja pelo salário insuficiente, ou por condições de trabalho havidas como insatisfatórias, se descobre relegado a extrema mutilação. Se em termos de ausência do trabalho nada muda,  não há qualquer reação do patronato ou da autoridade responsável.
                 Que diferença dos movimentos sindicais nas Europas e nos Estados Unidos!

                E depois na boa gente brasileira ainda são muitos que consideram ofensivo o comentário - relativo ao Brasil - do general Charles de Gaulle, que na época era o Presidente da França :
           "C'est pas un pays sérieux..." (Não é um país sério...)

            Contundente, esse general, não acham? Quem lhe pediu tal observação?...
           Notem que o comentário data da chamada "guerra da lagosta", questão em que Brasil e França estiverem envolvidos na década de sessenta do século passado.


Febre Amarela


          Diante de mais um caso que teria ocorrido em Casimiro de Abreu, o Rio de Janeiro toma iniciativa de reforço da vacinação nos postos. Isso corresponde ao desejo da população em geral, que vinha encontrando muita dificuldade em lograr a imunização contra o flagelo. Eram longas esperas, filas intermináveis, num esforço que se chocava com grandes dificuldades materiais.
           É muito oportuna, por conseguinte, a notícia em primeira página de O Globo, quanto ao reforço da vacinação nos postos do Rio de Janeiro, no combate à Febre Amarela.
            Será campanha de vacinação em massa contra esse flagelo. Das 8hs às 17hs, a imunização será feita em 233 centros de saúde e clínicas de família.

            Restrições.  A vacina da febre amarela é apenas para determinada faixa etária: de nove meses até 60 anos. Também não podem se imunizar gestantes e mulheres que estão amamentando bebês de até seis meses. Portadores de HIV e outras doenças que baixam a imunidade, pacientes em tratamento contra câncer, portadores de doenças autoimunes e quem usa corticóides em doses altas também não devem receber a dose, assim como os alérgicos a ovo e a gelatina.

  
4000 blog
            
     
          É difícil responder quando me perguntam qual reação me inspiram quatro milhares de uma publicação quase sempre diária, e que ou trata de um assunto determinado, ou de vários temas, quando contingencialmente recorro a escritos mais breves.
               Tais tópicos tendem a variar de tamanho, mas raramente ultrapassam as três folhas de texto. Em uma série tão longa quanto esta, iniciada em 2008, a produção do autor pode registrar períodos com maior número de blogs, a par de outros mais alentados. Os eventuais silêncios até agora resultam de viagens, que tendem a diminuir em função de contingências materiais.

                Atendida a circunstância de que os blogs dependam necessariamente de uma série de circunstâncias, será sempre difícil fazer previsões.
                 Os blogs são consequência de uma série de fatores. Além da vontade e da saúde respectiva do autor, o futuro, como dizem, a Deus pertence. Por isso, o que se afigura no caso relevante são a retrospecção e a eventual recepção desse modesto filete de informação e comentário.
                  Dadas as características da respectiva feitura, tudo o mais tende a ser ocasional.  

                  E essa intromissão do acaso, em última análise, constitui alguma ajuda ao engenho do blogueiro. Na luta contra a eventual monotonia e a iteração, eis fator respeitável, que está, como muitas outras coisas, totalmente fora do poder do autor destas linhas digitais.




( Fonte:  O  Globo )


Um comentário:

Mauro disse...

Caro Pai,
meus parabéns por esse marco impressionante. Poucos podem gabar-se de produção tão larga, ainda mais com a qualidade e esforço dedicado a cada post. Acho que você poderia pensar em organizar uma antologia dos melhores e mais pertinentes, para possível publicação física. Uma ideia seria separar em capítulos: estórias pessoais, análise diplomatica (e seu amigo Putin), CRVG, política brasileira, etc. tenho certeza que seria de interesse para editores.
Abraços,
Mauro