domingo, 19 de março de 2017

Afinal, Hillary de volta

                              

        O retorno à cena de Hillary Clinton é modesto, como devera ser, mas talvez não tanto. Para celebração do Dia de São Patrício, em reunião em Scranton, de que participou,  um grupo de senhoras, com cerca de 675 pessoas,  superlotaram a sala.
         Até mesmo o evento de que participara o candidato Barack Obama teve público menor.
          Sentindo a possibilidade de que a ex-candidata presidencial acedesse ao convite, quebrando o período de compreensível afastamento no pós-eleição, a organizadora do evento, a sra. Kingsley, que é partidária da ex-Secretária de Estado, definiu como 'extática' a atmosfera na sala durante o discurso de Hillary.
           Assinale-se que, dentro das inúmeras surpresas desagradáveis na eleição,  a Pennsilvania foi arrebatada pelo contendor Donald Trump, com vitória republicana que não ocorria no estado desde 1988. E, no condado de Lackawanna, onde se situa Scranton, a vitória da candidata democrata foi apertada (49,8%).
             Na sua intervenção, Hillary falou longamente acerca do trabalho de seu avô, em uma fábrica de rendas nas vizinhanças, e depois  contou estórias de seu pai, inclusive 'pular em vagão de trem de carga' no caminho de Chicago - procedimento que ela não recomenda - e que acabara vendendo tecidos antes de servir na Marinha durante a II Guerra Mundial.
              Dentro do mesmo espírito, Hillary  falou de suas visitas a Scranton com a família, no tempo de criança, e nas excursões  ao vizinho lago Winola.
              Para contextualizar as dificuldades materiais da respectiva família, disse que "a casa construída por meu avô não dispunha de encanamento interno".
              O evento, realizado sobre tudo no contexto das reminiscências conexas ao cenário da visita, traria, no entanto, posto que superficialmente, menção a tópicos da atualidade: "neste momento me sinto como muitos de meus amigos. Devo confessar, no entanto, que tenho um tempo difícil acompanhando as notícias. Estou por isso pronta a sair da floresta e ajudar a lançar alguma luz no que já está acontecendo em torno de mesas de cozinha, e em jantares como este."


Fonte:  The New York Times

Nenhum comentário: