segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Ruptura Estados Unidos - Rússia ?

                              

         A administração Barack Obama pode ter poucas semanas de vida, eis  que as eleições presidenciais de novembro determinarão quem sucederá ao 44º Presidente dos Estados Unidos.
         Mas essa situação constitucional não deve induzir à fraqueza na política externa, como a posição do Secretário de Estado, John Kerry vem demonstrá-lo.
          Depois do intenso bombardeio da área da cidade sitiada de Aleppo, na Síria, realizado tanto pela Síria, quanto pelo aliado russo, em áreas sob domínio dos rebeldes, a conclusão que se teve tomar foi que o acordo entre os chanceleres Lavrov e Kerry  se tornara letra morta.
          Cerca de 275 mil pessoas estão cercadas nessas áreas de Aleppo, o que inclui um total de cem mil crianças.  Essa ação trangressora do acordo causou a morte de centenas de pessoas, como afirmam grupos empenhados na ajuda humanitária àquela área conflagrada.
            O porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, assim se referiu  à situação: "Os Estados Unidos estão suspendendo a sua participação nos canais bilaterais com a Rússia, estabelecidos para dar apoio à cessação das hostilidades.
              "Não é decisão tomada com ligeireza", continuou o porta-voz. "Os Estados Unidos não pouparam esforços em negociar e tentar implementar  arranjo com a Rússia  voltado para reduzir a violência, fornecer acesso humanitário sem quaisquer obstáculos, e visando a conter a operação de organizações terroristas na Síria, inclusive militantes do Estado Islâmico e da Frente de Conquista do Levante, uma afiliada da Al Qaida, também conhecida como Frente al-Nusra.
                "Desafortunadamente, a Rússia falhou no cumprimento de suas obrigações. Ao contrário, tanto a Rússia, quanto o Regime Sírio preferiram seguir  o curso militar, que é inconsistente com a cessação de hostilidades, como se demonstrou  pelos seus ataques intensificados contra áreas civis, bombardeio de infraestruturas críticas, como os hospitais, assim como pela prevenção de que a ajuda humanitária pudesse alcançar civis em situação de aguda necessidade.
                    Foi, outrossim, a imprensa informada que quando o Secretário de Estado ameaçara, de início, a suspensão do acordo, sem embargo, Mr Kerry  pediu por mais tempo para continuar sua discussão com o Ministro russo do Exterior, Sergey Lavrov. O porta-voz acrescentou que os dois diplomatas  falaram mais algumas vezes por telefone, mas não lograram resolver satisfatoriamente a questão.  


( Fonte: The New York Times )      

Nenhum comentário: