terça-feira, 11 de outubro de 2016

E a segurança na Cidade Maravilhosa?

                     

         Não sei se foi a sorte ou se outros fatores cooperaram, mas apesar dos negros vaticínios vindos sobretudo da mídia paulista, o Rio de Janeiro pôde superar o desafio das  Olimpíadas com muito poucas ocorrências policiais. A mais grave foi a morte de soldado brasileiro que viera ao Rio com a Força Nacional, para proteger os turistas.
        A que teve maior repercussão foi encenação de nadadores americanos, com o mais famoso deles, Ryan Lochte, espalhando a mentira de que ele e mais dois outros companheiros haviam sido roubados em loja de conveniência de posto de gasolina.Essa lorota mau-caráter saiu mal para todos eles, sobretudo para Lochte que perdeu o que ganhava em termos de direitos de publicidade de grandes empresas americanas.
         Se a segurança não foi completa - devido a erro de motorista oficial que adentrou um núcleo de traficantes, próximo à via Vermelha - o que resultou na morte do pobre soldado, o período olímpico não foi o horror que parte da imprensa vaticinara.
          No entanto, a situação no Rio de Janeiro continua séria. Áreas que se acreditava liberadas, ou pelo menos pacificadas, como aquela vizinha à rua Sá Ferreira, e à ladeira Saint-Roman, com as favelas dos morros do Pavão-Pavãozinho, e aquela do Cantagalo, novamente padeceram sob tiroteios. Tal se deveu ao ataque de traficantes contra as UPPs do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo. Três pessoas morreram e cinco ficaram feridas, entre estas últimas o comandante da UPP do Pavão-Pavãozinho.
          Como se verifica, portanto, a atividade da bandidagem tem aumentado e o sério problema de verbas enfrentado pelo Governo do Estado e a Secretaria de Segurança só tende a deixar a sociedade civil compreensivelmente mais preocupada.
          E agora, como é que fica quando Mariano Beltrame - que é o Secretário-chefe de Segurança que mais tempo esteve no cargo, e que pela sua seriedade e empenho transmite imagem de respeito, nessa tarefa nada invejável, agravada ultimamente pela falta de verbas - ora comunica ao Governador Pezão e ao Vice Francisco Dornelles, que esta é a sua última semana na Secretaria?               



( Fonte:  O  Globo )        

Nenhum comentário: