terça-feira, 18 de outubro de 2016

Gilmar Mendes autoriza investigação sobre Aécio

                      

         O Ministro Gilmar Mendes, do STF, autorizou a PGR a aprofundar as investigações sobre o suposto envolvimento do presidente do PSDB, Senador Aécio Neves (MG) com adulteração de dados  da CPI dos Correios. 

         Atendendo a pedido  de Rodrigo Janot, o Ministro Gilmar Mendes  determinou que o Banco Rural apresente cópias de todos os documentos impressos e eletrônicos enviados à CPI.

          Gilmar Mendes também autorizou os investigadores a analisarem vídeo que registra a retirada de documentos dos arquivos da CPI no mesmo dia  em que foi anunciada a abertura de inquérito contra Aécio.  Assinale-se que a investigação sobre o Senador foi aberta  no início de junho, a partir da delação premiada do ex-Senador Delcídio do Amaral (sem partido -MS).

           Em depoimento prestado ao GT da PGR, Delcídio acusou Aécio de envolvimento numa operação  para manipular dados bancários e fiscais enviados pelo Banco Rural à CPI dos Correios.

           Consoante o ex-Senador Delcídio, por intermédio de outras pessoas, Aécio tentara convencê-lo a prorrogar o prazo de entrega de documentos do Banco Rural à CPI, alegando que, se não fosse assim, o banco não teria tempo de atender  às ordens da comissão.  Delcídio na época era presidente da aludida CPI. A seguir, as declarações do ex-Senador cassado: "Aécio Neves enviou emissários para que o prazo de entrega das quebras de sigilo fosse delongado, com a justificativa, entre aspas, de que não haveria tempo hábil para preparar essas respostas".

              Um dos supostos emissários de Aécio teria sido o então deputado e hoje (ainda) Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), que é também alvo de inquérito.

               Segundo as declarações de Delcídio Amaral, depois de atender ao pedido, ele Delcídio disse ter descoberto que a prorrogação serviu apenas para a maquiagem de dados. Disse ele que ficou sabendo da suposta fraude pelo próprio Aécio e por Paes.  "Que os dados atingiriam em cheio as pessoas de Aécio Neves e Clésio Andrade, governador e vice-governador das Minas Gerais" concluíu o depoente.
  
              Ainda segundo o depoente, Clésio Andrade está entre os investigados.
          Ao autorizar a abertura de inquérito, o Ministro Gilmar Mendes disse que as informações apresentadas pelo delator não são suficientes para incluir Sampaio na investigação, o que só ocorreria se surgissem novas informações sobre o caso ligadas ao deputado.[1]

                 Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, Aécio Neves considerou normal a decisão de Gilmar Mendes:  "O Senador Aécio Neves considera adequada  a decisão do ministro Gilmar Mendes referente à CPI dos Correios, pois contribui para garantir transparência ao processo."

( Fonte:  O  Globo)



[1] Segundo o delator Delcídio, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) também sabia da maquiagem. Por ora, ele não é objeto de investigação.

Nenhum comentário: