domingo, 16 de outubro de 2016

GOP restringe voto das minorias

                               

          Cinicamente, a Suprema Corte, hoje ainda com maioria republicana, no chamado Voting Rights Act agiu para uma vez mais validar as ações pelas administrações sulistas de dificultar o voto das minorias (negros, latinos, idosos, pobres).
           No passado, existia a famosa lei que permitia fossem revistas pelo Congresso Federal disposições racistas de legislaturas estaduais sulistas, que intentassem dificultar o voto das minorias (latinos, negros, idosos, pobres, etc).
          Em geral se busca assim diminuir a eficácia do sufrágio das minorias, que acorrem às seções eleitorais para defenderem o seu direito de votar no Partido Democrata, que é o que defende as minorias.
          O Partido Republicano, com o apoio da Suprema Corte,   abusivamente declarou que não mais havia preconceito que justificasse fosse a legislação dos estados sulistas monitorada pelo Congresso Americano.  O júbilo do Chief Justice, Roberts, não correspondia decerto à realidade. Com efeito, o GOP necessita da limitação do voto (traduzida pela negação de acesso às minorias, motivada pela suposta falta de identificação (ID) e assim assegurar  a vitória do voto preconceituoso e racista).
            Atualmente, e em geral nos estados vermelhos (em mais uma idiossincrasia americana, naquele país os estados vermelhos são conservadores e apóiam os republicanos, e os azuis pendem para os democratas...). Nos estados ditos conservadores, dominados em geral pelos republicanos, há leis restritivas do voto (para barrar negros, idosos, latinos e pobres): Arizona, Nebraska, Kansas, Texas, Wisconsin, Indiana, Ohio, Tennessee, Alabama, Virginia, Carolina do Sul, Mississipi, e estranhamene no Leste, New Hampshire e Rhode Island).
              O Partido Republicano cresceu no Sul, que é a região americana mais atrasada. Os republicanos, para aí predominarem, carecem desses estorvos à votação, para criar falsas maiorias.
              Como este blog tem acentuado, o domínio do GOP da Câmara de Representantes é assegurado através de equivalentes aos burgos podres da Inglaterra do século dezenove. O assunto tem sido muito discutido. No momento, é muito difícil, quase impossível, que os representantes democratas logrem a maioria na Câmara de Deputados. Tal se deve ao ilegal gerrymander, que vem sendo crescentemente discutido e apostrofado, pela série de irregularidades que causa.
                   O GOP tudo faz para dissimular as irregularidades que se praticam com o gerrymander, que distorce a representação na Câmara baixa.
                    Há hoje uma possibilidade remota de que os democratas de Nancy Pelosi alcancem a maioria na Câmara. É muito difícil combater contra um sistema trucado e distorcido (basicamente, nos estados ditos conservadores, os distritos eleitorais são traçados para que o GOP eleja o maior número de representantes para a Câmara, e os democratas, o menor. O truque funciona com o retraçamento dos distritos, de forma que os republicanos criem mais distritos que favoreçam a vitória  de seus representantes, enquanto os democratas são amontoados em enormes distritos, de forma a maximizar a vantagem do GOP.)
                       O grande pecado desse sistema é que distorce o sistema eleitoral. Tal se vê claramente no estado do Ohio, em que os representantes (senadores e governadores) eleitos pela totalidade do estado dão oportunidade a que a sua representação respeite a média estadual, o que não é o caso com os deputados...


( Fonte: Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: