domingo, 2 de outubro de 2016

Colcha de Retalhos D 42

          
Cai, por primeira vez, o Veto de Obama.


       O Congresso (Câmara e Senado) derrubou o veto do Presidente Obama ao projeto de lei  que permitirá aos parentes das vítimas das pessoas mortas nos ataques terroristas de onze de setembro de 2001 a processarem a Arábia Saudia por eventual papel que tenha tido um nacional seu naquela conjura.
       É de notar-se que este foi o primeiro veto do Presidente que o Congresso derruba, nos seus dois mandatos (que completarão em início do ano próximo oito anos).
       Sem adentrar na força intrínseca desse projeto transformado em lei, tal derrubada se tornou quase irresistível por colocar-se a votação a semanas das eleições gerais de novembro próximo. Na Câmara alta,  foram 97 votos a um, e o único que teve a coragem cívica de apoiar o Presidente foi o antigo líder da maioria no Senado (atualmente republicana), o democrata Harry Reid, de Nevada.
        Já na Câmara Baixa, foram 348 a favor e 77 contra.
         Houve muitas advertências contra os prováveis efeitos negativos dessa lei oportunista e demagógica, que, aprovada às vésperas das eleições gerais, tornara extremamente difícil convencer ao Congresso a sua rejeição. Por outro lado, a fraqueza ínsita em um presidente em final de mandato constituíu decerto um dos fatores determinantes para a derrubada do veto.
         A despeito das severas advertências da Casa Branca, o estouro da boiada teve, como visto acima, apenas uma nobre exceção. E doravante as Cortes americanas poderão requisitar os fundos disponíveis de depósitos sauditas para pagar as somas determinadas por sentenças favoráveis às famílias com vitimas  no atentado de onze de setembro, assim como as autoridades sauditas já fizeram saber que poderão necessitar vender centenas de bilhões de dólares em depósitos do Reino nos Estados Unidos.

Eleições municipais


            A despeito da pletora de candidatos no Rio de JaneiroMarcelo Crivella tem 32% (PRB) das preferências e Marcelo Freixo (PSOL16%, e surgem como os prováveis contendores no segundo turno.
           Teriam alguma chance igualmente Pedro Paulo (PMDB) com 12%, que é apoiado pelo Prefeito Eduardo Paes, Indio da Costa (PSD, 11%) e Carlos Osório (PSDB, 10%) .
            Já em São Paulo, desponta João Dória (PSDB), com chances de ganhar no primeiro turno (tem 44% das preferências) e é seguido por Celso Russomano (16%), Fernando Haddad, também com 16% , do PT !, e Marta Suplicy (PMDB) com 14%.

A Saída Eleitoral de Michel Temer


           Segundo estou informado, o Presidente Michel Temer, aquele que assumiu a mesóclise, resolveu evitar a maçada do Fora Temer! - que as hordas do PT, hoje muito desfalcadas, lançaram como slogan alternativo, e que, na pós-modernidade constitui o tipo hiper-adaptável da palavra de ordem moderna (você pode utilizá-lo na sua implícita polivalência: já pensou, por acaso num Fora Lula!?)
           Temer teve a coragem de antecipar a saída eleitoral, cumprimentou os meseiros e tão apressado estava que quase esquece de levar a cola para a cabine!



( Fontes: The New York Times,  O Globo; Folha de S. Paulo; Estado de S. Paulo)

Nenhum comentário: