terça-feira, 4 de outubro de 2016

O Regime Putin fecha o Centro Levada

                    

          Masha Gessen, a corajosa jornalista russo-americana, nos traz a triste notícia do fechamento virtual do Centro Levada. Respeitada como a única organização confiável de polling[1] na Russia, hoje em marcha batida para o regime autoritário, o Levada incomodava por pesquisar as causas reais das atitudes do povo russo, assim como suas opiniões políticas.
           Há quatro atrás, o Kremlin requisita de organizações não-lucrativas que se registrem como 'agentes estrangeiros', se elas recebem fundos do estrangeiro e atuam em "atividades políticas". A citada lei requer que tal  organização se identifique como "agente estrangeiro" em  todas suas comunicações com o público, além de impor-lhe requisitos severos quanto ao financiamento recebido.
           Para a maioria das ONGs, são os  requisitos de informação que, na prática, lhes paralisam o trabalho. Já quanto à organização de pesquisa de opinião (polling), é a própria designação: quem irá responder perguntas de alguém que telefona e se introduz com agente estrangeiro?
            Assim, a lógica do regime autoritário vai completando o círculo do arrocho.  As ditaduras  sempre buscam a lavagem cerebral dos seus súditos.
             A verdade tende, portanto, a não ser bem-vinda em regimes do tipo do russo atual. Por isso a sociologia não prosperou na URSS. Em 1987, no ápice da perestroika, o Sr. Levada teve finalmente permissão de reorganizar  o seu grupo. O governo de Gorbachev  precisava entender o país que  desejava transformar.
              Na época do colapso da URSS, o Centro de Pesquisa de Opinião Pública de toda a União, ele se tornara o Centro de Pesquisa de Opinião Pública Russa.
              Poucos anos após a ascensão de Putin, o Kremlin encampa o Centro Levada, que passa a produzir pesquisa ao gosto... do Kremlin.
              Levada não desanima e cria organização menor, que tem de limitar-se a conduzir e interpretar  pesquisas de opinião pública.  Depois da morte de Levada, em 2006, assume o Centro o seu mais jovem e brilhante operador, Lev D. Gudkov.
                    O Centro Levada logrou manter por um tempo a reputação pela excelência do trabalho de pesquisa. Até ministérios bateram-lhe à porta, à cata de colaboração nesta área específica.
                    No fim, segundo antevira o proprio Gudkov, como o Kremlin não podia controlar a atividade sociológica, a saída foi cortar a sociologia. Dentro da lógica dos regimes autoritários, o medo do conhecimento e de suas implicações tende a ser mais forte do que o desejo de saber.
                     É essa mesma lógica que continuará a atuar na Russia, e mais uma vez. Os regimes tzarista e comunista são o retrato deste 'avanço' e do que possam produzir como antítese.
                     A liberdade é a promessa da intelligentsia. Mas como ela é difícil e escorregadia para que se consiga abraçá-la em certos países! Seria interessante determinar o porquê dessa via dolorosa.  Será unicamente pela falta de sorte e a predestinação autoritária que a história da Rússia, excluídos os breves clarões de liberdade, seja tão monótona na sua sombria travessia pelas marchas forçadas de ditaduras de toda espécie e jaez?!   


( Fonte: artigo de Masha Gessen em The New York Times )



[1] pesquisa de opinião.

Nenhum comentário: