sábado, 8 de outubro de 2016

Nobel da Paz para Santos

                              

        O Prêmio Nobel da Paz foi concedido ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pelo Comitê do Nobel, da Noruega, a que incumbe a premiação.
      
       Essa premiação surpreendeu, visto que há menos de uma semana o acordo assinado com as Farc fora rejeitado em plebiscito na Colômbia. Esse tropeço inesperado enfraquecera Santos  politicamente, pondo em dúvida a viabilidade da Paz.
      
        Decidido em votação extremamente apertada - o não venceu por 50,2% contra 49,8% pelo sim.
      
     Sem embargo, o Comitê do Nobel, que chegou à sua decisão depois do tropeço no plebiscito, assim se manifestou: "Santos buscou de maneira consistente levar o processo adiante, mesmo sabendo que o acordo era controverso." E o líder do comitê do Nobel, Kaci Kullmann Five completou o próprio raciocínio: "O prêmio deve ser visto como um tributo ao povo colombiano."
  
        O que mais pesou para a rejeição, mesmo que por ínfima percentagem, foi o apoio dado pelo senador e ex-presidente Alvaro Uribe.

          A derrota do Plano de Paz, proposto pelo Presidente Santos, e oposto pelo ex-Presidente Uribe, se deve sobretudo ao tratamento, julgado privilegiado em excesso, dado às Farc. Os opositores discordam em especial dos planos de anistia e dos indultos para os ex-guerrilheiros, que são acusados de graves delitos.

            Há revolta, sobretudo, entre pequenos agricultores, que tinham suas pequenas propriedades na área central colombiana, e que as perderam, com a sua transferência para os guerrilheiros. Em essência, esses se apossaram dos minifúndios, e tiveram a respectiva violência reconhecida pelos negociadores do acordo, em especial a administração de Santos.

            O ex-presidente Uribe teria mostrado mais conhecimento da injustiça sofrida por força do longo conflito, e a sua interveniência aglutinou aqueles agricultores que se sentiram defraudados pelo acordo entre o Governo da Colômbia e as FARC.



( Fonte:  Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: