quarta-feira, 3 de junho de 2015

Corrupção no Futebol


                                            

               duas manifestações de peso pela saída da CBF de Marco Polo Del Nero. Tostão, na sua coluna na Folha em ‘Cresce a Corrupção’, se expressa de forma incisiva pela saída de Del Nero: “Pelas evidências e prováveis novos fatos, Marco Polo Del Nero deveria seguir Blatter e também renunciar, para que haja eleições na CBF  e, quem sabe, entre alguém que não faça parte dessa patota.”

               Por uma série de circunstâncias, as perspectivas são mais para que esse senhor fique, não obstante o seu comportamento, fugindo às carreiras de Zurique, temendo obviamente que a polícia suíça fosse bater-lhe à porta. Infelizmente, tal não ocorreu.

               A par disso, Ronaldo Fenômeno veio a público para significar que Del Nero deveria sair.

               Entrementes, segundo noticia a Folha, Del Nero partiu em campanha para angariar apoios nas federações estaduais. Parece que colheu o que almejava, o que lhe habilitaria a dizer, que diante de gerais instâncias, Sua Senhoria se descobre autorizado a dizer ao Povo que fica onde está, dado o comovente apoio recebido.

               A menos de desenvolvimentos imprevistos – como referência da Attorney General Loretta Lynch que há também provas incriminantes contra ele Del Nero – o novel presidente da CBF quer pensar que tudo será como dantes no quartel de Abrantes.

                Da Presidenta e seu Governo não há de se esperar nenhuma iniciativa que honre a justiça no Brasil.

                Desde os tempos de Sarney e Collor, nunca se deparou em Pindorama um governo que mais parece uma sombra no lusco-fusco.  A cada dia, se nos informa que o Congresso pretende retirar-lhe esta ou aquela prerrogativa, ao que ela faz um protesto, que semelha a muitos um tanto patético. Já vi conhecido colunista político dizer  que seria ridículo o Congresso avocar o direito de dar ou não o seu consentimento quanto à indicação do Poder Executivo.

                 Discordo. Não há nada de descabido nisso. O que pode causar grave dano é a  licença do Poder Executivo nomear quem quer que seja, como, por exemplo, a designação para a Agência Nacional de Águas pelo Governo Lula do Senhor Vieira.  Sem nenhum preparo nessa questão, o senhor Vieira era indicação da mui querida amiga de Lula da Silva, Rosemary (Rose) Noronha...

                  Mas voltemos à vaca fria. Em um momento delicado para a Presidenta, que  poderia interessar-se em virar a página na CBF, e fazer com que o Brasil seja melhor representado do que pelos senhores Ricardo Teixeira, José Maria Marin e agora Marco Polo Del Nero.

                  No entanto, como em outras questões, a atitude desse Governo é fraca, contraditória e ineficaz. A  esse propósito, uma citação sobre a pasmaceira de Dilma semelha oportuna e esclarecedora: “Diante da renúncia do presidente da FIFA, Joseph Blatter, o governo Dilma avalia que este seria o melhor caminho a ser adotada também na CBF, com atitude semelhante do presidente, Marco Polo Del Nero. Segundo a Folha apurou, o governo não irá tomar iniciativas diretas neste sentido, porque a CBF é uma entidade privada, o que se configuraria numa intervenção. Mas, de acordo com assessores, o Palácio do Planalto  vai estimular que pessoas ligadas ao esporte defendam este caminho como uma solução para os problemas que devem surgir daqui para a frente com as investigações sobre corrupção.”

                   Não é comovente ?  Com toda essa timidez, qual será a atitude de Del Nero, membro da mesma patota de José Maria Marin, diante de tais gestões?

                   Um doce para quem adivinhar ...

 

( Fonte:  Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: