segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Confusão no Conselho de Segurança

                              
       Talvez a principal reportagem do New York Times de hoje, possa ser resumida pelo titulo acima, se acrescentarmos que as incertezas vêm de cima.
        Não se pode excluir que, em toda nova Administração, prevaleça essa atmosfera, se tivermos presente a circunstância de que os membros são novos e, por conseguinte, inexperientes diante dos desafios colocados para o novo time da segurança.
         Se levarmos em consideração a situação do novo assessor de segurança nacional, Michael T. Flynn, o quadro se torna ainda mais inquietante.

          Pois o Secretário de Segurança Nacional - que, na prática, dirige o Conselho - acha-se em maus lençóis. Flynn sente-se acuado, porque foi inteirado que está sob investigação.  O que os inspetores desejam saber é o que exatamente ele disse  para o Embaixador russo acerca do levantamento das sanções impostas nos últimos dias da Administração Obama, e se ele transmitira para o Vice-Presidente Mike Pence uma visão propositalmente distorcida dessas conversações. Escusado dizer que está com a cabeça a prêmio.
            Dentro do quadro de que Mr Trump esteja desligado das ações de Flynn com a Rússia - esta atitude de aparente desinteresse é na verdade uma defesa comum de Chefe de Estado para preservar-se - na realidade, Trump está muito ligado, e monitora a reação às conversações de Mr Flynn. Daí a atitude preocupada do Assessor de Segurança Nacional.

            Como costuma acontecer em situações como esta, quando alguém de relevância está com a cabeça a prêmio, aqueles  assessores com mais antiguidade evitam comprometer-se. No programa de tevê da NBC "Encontro com a imprensa", Stephen Miller, o Assessor sênior de Política da Casa Branca, preferiu fechar-se em copas acerca do futuro de Mr Flynn.  Assim, para ele, desinformar o Vice nas comunicações com a Federação Russa é "matéria sensível". A par disso, perguntado se Trump ainda tem confiança em Flynn, Miller respondeu que isso é pergunta para o Presidente.
               Nesses postos políticos de confiança presidencial, ainda mais em Administração liderada por alguém que tem pouca ou nenhuma experiência em lidar com assuntos de estado, deve supor-se que aí reine uma atmosfera florentina em termos de relações pessoais. Excluídos aqueles que têm o futuro dependente da sorte de um dos figurões do Conselho, e que, portanto, possuem todo o interesse de 'fechar' com aquele que cuida também de sua própria manutenção no posto, os demais tratam de preservar-se dentro do velho esquema de evitar riscos e ficar longe de confusões. Nesse contexto, não é difícil imaginar como seja essa ambiência hobbesiana, em que grupos e subgrupos cuidam de si e da preservação de quem lhes garante o posto.

               A contraparte do assessor de segurança nacional, a senhora K.T. McFarland, a vice-assessora de segurança nacional, deu entrevista telefônica ao Times. Ela admitiu que as reuniões anteriores do Conselho foram mais rápidas, mais concisas e mais determinantes do que no passado, mas ela acabou reconhecendo que o pessoal de carreira estava tenso."Isso  não é só uma nova Administração, mas também outro partido. Além disso Donald Trump foi eleito por gente que queria mudar o status quo".
                A senhora McFarland é veterana da Administração Reagan, e que trabalhou para a Fox News (concorrente da CNN, mas de direita). Ao contrário de seus companheiros, ela parece não ter muitas papas na língua: "Eu acho que seria um erro  se nós não ficássemos consternados  acerca das mudanças - a maior parte do Gabinete  não tem sequer experiência anterior de governo."

              Como seria previsível, é garrafal a diferença de approach em termos de informação. Enquanto o professor de Harvard Barack Obama estipulava que os papéis de posição podiam oscilar entre três e seis páginas, espaço um, os membros  do staff do conselho são ora aconselhados a fazerem papéis de uma só página, com muitos gráficos e mapas.
                A circulação dos papéis também carece de ser mais organizada. Por enquanto, ela é errática. Alta autoridade do Pentágono teve conhecimento de projeto de ordem executiva (decreto) acerca do tratamento a ser dado aos prisioneiros somente através de rumores oficiosos e vazamentos da mídia. Por isso, ele telefonou para a Casa Branca a fim de saber se aquilo procedia, e que ele tinha preocupações a respeito, mas não sabia se estava autorizado a transmiti-las.
            Não surpreende que Administração nova, ainda mais com as características de Donald Trump, coloque os problemas supramencionados.

            O fato de que Mr Flynn - que é responsável pelo fluxo regular dos documentos do Conselho - não seja exatamente a esquadra inglesa, explica porque muitos desses documentos não sejam circulados para quem deva ser informado.
            Também a situação de Mr Flynn mostra que enfrenta mar encapelado. O acesso ilimitado que tinha junto a Mr Trump durante a campanha agora é motivo de insegurança, porque tal acesso vem diminuindo. Por outro lado, Mr Flynn sente cada vez mais próxima a presença de Stephen K. Bannon - que preside um Conselho 'secreto' , criado adrede pelo supremo estratega de Mr Trump. Bannon foi também convidado a participar de reuniões do comitê dos principais do Conselho há duas semanas atrás.
             Por fim, dadas as confusões de Trump, tudo isso - nomes, temas e funções - pode mudar.
         E como dizia meu antigo Chefe, o Ministro Azeredo da Silveira, é hora de apertar o cinto, porque vamos entrar em zona de turbulência...


( Fontes: The New York Times, Thomas Hobbes (1588-1679), Enciclopédia Delta-Larousse)    

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