quinta-feira, 7 de abril de 2016

O 7 de Abril


                                         

       Essa data acima, hoje esquecida, marca  dia importante na história pátria.

       D. Pedro I não era mais o personagem popular do Fico - se é para o bem de todos e a felicidade geral da Nação, digam ao Povo que fico. A 9 de janeiro de 1822, diante da reação popular contra a sua volta à metrópole, determinada pelas Cortes Portuguesas, foi entregue ao Príncipe Regente um abaixo-assinado pela população do Rio, pedindo que desconsiderasse a ordem das Cortes e que ficasse no Rio de Janeiro.

        A resposta do Príncipe, atendendo ao apelo da povo brasileiro, marcou o início da ruptura do Brasil com Portugal, e esse processo culminaria com o grito do Ipiranga, nas cercanias de São Paulo, a sete de setembro do mesmo ano.

         A popularidade do Príncipe, depois proclamado Imperador e Defensor perpétuo do Brasil, era então muito grande, como se verificou na sua viagem às Minas Gerais.

         O primeiro Reinado seria breve. Diante de uma série de posturas autoritárias, o Imperador não mais inspirava o apreço e o entusiasmo que lhe fora dirigido nos primeiros anos.

          O 7 de abril de 1831 marcaria esta separação de forma definitiva. A 5 de abril o Imperador demitira o ministério liberal que aceitara a contragosto, e chamou ao governo um ministério conservador, sob a chefia do marquês de Paranaguá.

           A reação popular foi viva e teve o apoio das tropas mandadas pelo Imperador para reprimi-la. Reunida no Campo de Santana, a multidão renovou a exigência para que demitisse o gabinete conservador.  Apesar das instâncias e dos apelos do Major Miguel de Frias e Vasconcelos, D. Pedro abdicou em favor do filho, D. Pedro de Alcântara, depois D. Pedro II, a 7 de abril de 1831.

             D.Pedro viajou a treze do mesmo mês para a Europa,onde cuidaria de recolocar a filha D. Maria da Glória no trono português, usurpado por D. Miguel, irmão de Pedro I e, portanto, tio de Maria da Glória. D. Pedro faleceria em outubro de 1834, vítima de tuberculose.

              O Sete de Abril - em que levante popular provocou a queda de ministério conservador e a renúncia do Imperador - daria ao Segundo Reinado a matriz liberal que o marcaria de forma indelevel. O primeiro e o último gabinete do Imperador Dom Pedro II seria liberal, marcando assim o predomínio desses ideais no Segundo Reinado, que terminaria, a quinze de novembro de 1889, não por revolução popular, mas por quartelada encabeçada pelo Marechal Deodoro da Fonseca.

 

( Fonte: Enciclopédia Delta Larousse )      

Nenhum comentário: