domingo, 17 de abril de 2016

Colcha de Retalhos D 15


Sanders vai à Santa Sé,  mas não vê o Papa

        

         O propósito de Bernie Sanders - que preferiu interromper a sua campanha nas primárias de New York - acabou não sendo atendido. Papa Francisco, malgrado o esforço do pré-candidato ao governo americano para com  ele entrevistar-se, teve de cancelar à última hora a conversa prevista com o adversário de Hillary Clinton.

         O motivo do não-encontro  durante evento na Academia Pontifícia de Ciências se deveria  à viagem que Sua Santidade faz à ilha de Lesbos, na República Helênica, neste sábado.

         Sanders tem questionado bastante a pré-candidata Hillary, sua adversária direta  na campanha para a nomination, a quem imputa falta de julgamento que a habilite ao nível presidencial...

         Na reunião da Academia Pontifícia, Sanders trocou cordiais apertos de mão com o presidente boliviano Evo Morales. Em sua conta no Twitter, Morales "disse ter ficado impressionado com o posicionamento 'anticapitalista' de Sanders: Recomendei que se cuide", completou o presidente boliviano.

        

Erdogan continua a dar as cartas    

 

          Valendo-se da ânsia das autoridades européias em obter a boa vontade turca quanto aos refugiados da Síria, Erdogan, o Presidente turco, teve êxito  no seu intento de processar o humorista Jan Böhmermann, que lhe 'dedicara' um poema satírico, redigido em linguagem chula.

           O Código Penal Alemão, art. 103, fala de "injúria contra órgãos e representantes estrangeiros" e prevê até cinco anos de prisão.

            Datando dos inícios do Reich alemão, sob o Chanceler Bismarck, em 1871, a legislação está manifestamente datada. Por isso, a Chanceler anunciou que vai propor a revogação do artigo.

            Nesse sentido, a Associação dos Jornalistas Alemães criticou a decisão da Chanceler que, no seu entender, "envia um sinal errado  ao governo turco".

             Numa reviravolta política, a Turquia ora dita as normas quanto ao fluxo dos refugiados.  O "sinal errado" mandado à Turquia, no comunicado da Associação dos jornalisas alemães se deve ao fato de que a U.E. ficou dependente da Turquia após o acordo feito com Âncara para diminuir o fluxo de refugiados.

 

A  Bélgica e os ataques do E.I.

 

              Desde muito, a Bélgica era tida como um elo fraco no combate e na prevenção do terrorismo.  A renúncia da Ministra Jacqueline Galant à chefia dos Transportes pode ajudar a entender melhor as sentidas deficiências belgas.

              A senhora Galant ignorava solenemente os relatórios, recebidos da Comissão Européia, que apontavam "sérias deficiências"  na segurança, inclusive na detecção de artefatos explosivos nos diversos compartimentos dos aeroportos do país.

               Agora, há três semanas dos atentados que mataram 32 pessoas, a ministra dos Transportes, Jacqueline Galant, afinal renunciou ao cargo.

                Apesar de pretextar ignorância das supostas deficiências na segurança aero-portuária, ela havia recebido de funcionário de alto escalão, Laurent Ledoux (que renunciou na passada quinta-feira) o alerta sobre a precariedade na segurança e a necessidade de meios  suplementares para a detecção das ameaças terroristas.

 

( Fonte: Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: