quarta-feira, 20 de abril de 2016

Hillary vence em New York

                             

          A Sra. Hillary Clinton, mais do que se alegrou, na verdade, exultou com a vitória na primária de New York. Depois de seis derrotas para o challenger Bernie Sanders, ela  exibia o conhecido, exuberante sorriso que traduzia a própria satisfação em obter afirmativo triunfo contra o rival, em um estado pelo qual já fora eleita por duas vezes Senadora.
          Dos 247 delegados de New York, Hillary ganhou trinta mais do que Sanders, o que se agrega a uma vantagem superior a duzentos delegados em relação ao desafiante. Percentualmente, ela ficou com cerca de 57% dos votos e Bernie Sanders, com 42%.
          A Sra. Clinton mais uma vez construíu a respectiva vantagem nos grupos de mulheres e de afro-americanos. Também em relação aos chamados latinos - que, na verdade, são oriundos da América Latina - o percentual de sufrágios de Hillary é bastante substancial.
          Por sua vez, Bernie Sanders - que esperava tanto de New York - ficou decepcionado com os resultados. A sua campanha investira bastante nessa competição - cerca de dois milhões de dólares a mais do que  Hillary- e agora já está com anúncios nos cinco estados vizinhos a New York - Pennsylvania, Rhode Island e Connecticut, assim como em Delaware e Maryland - com votação prevista para a próxima terça-feira.
          Apóiam em geral a Sanders maioria de homens brancos e de jovens.  O senador por Vermont ficou muito irritado em que o estado de New York não permite, na sua primária democrata, que votem independentes. Esse é um grupo que, em geral,  lhe apóia.
           Por outro lado, entre os cognoscenti, se julga que ao invés de favorecê-lo, a propaganda negativa - que é uma das teclas em que mais toca o candidato de Vermont - afasta mais eleitores do que atrai.


( Fontes:  The New York Times, O Globo )

Nenhum comentário: