quarta-feira, 27 de abril de 2016

Colcha de Retalhos D 18

          

Desastrada atuação do Presidente do Parlasul                           
    

            Não creio que a atuação de Jorge Taiana, deputado peronista, hoje ligado a Cristina Kirchner (como o foi, no passado, a Carlos Menem), com o acinte intentado contra a representação brasileira, tenha sido de própria iniciativa. Tudo leva a crer que agia por instruções da alta chefia peronista.
            Além de mandar publicar no site oficial do Parlamento, enquanto presidente do Parlasul, nota em que condena o processo de impeachment  contra a Presidente Dilma Rousseff. Para Taiana, o julgamento político em curso é uma "situação escandalosa": "Isto é um golpe parlamentar, é uma utilização forçada  da lei (sic) de impeachment".
             Depois de tomarem ciência das declarações de Taiana, os parlamentares brasileiros chegaram ao auditório  onde houve a solenidade e não se conformaram  com o local a eles destinado.
            A disposição dos assentos para os parlamentares  brasileiros  pareceu humilhante para o Senador Roberto Requião. O deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) então se dirigiu à frente do auditório e fora do microfone declarou que a delegação brasileira iria se retirar do evento, do qual participavam o presidente uruguaio Tabaré Vásquez e o seu Ministro de Relações Exteriores, Rodolfo Nin Novoa.
             O presidente uruguaio tentou interceder para que os parlamentares brasileiros não abandonassem o seminário.  Em belo gesto de solidariedade e amizade ao Brasil, Tabaré Vásquez saíu de sua cadeira de honra e se sentou na mesma fileira onde ficaria a delegação brasileira, que, não obstante, decidiu retirar-se do recinto.  

   
O escândalo do desabamento da ciclovia


                Passados os primeiros dias do desabamento, que deixou dois mortos na Ciclovia Tim Maia, continua a perplexidade da população diante da maneira com que foi conduzida a sua construção (custou R$ 44,7 milhões!).
                Cinco dias depois do desabamento de parte da Ciclovia, a prefeitura anunciou que vai afastar os responsáveis  pela obra, as empresas  Contemat Engenharia e Geotécnica S.A. e Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S.A.  de todos os processos  de contratação e licitação de obras de estrutura  no município.  A medida será adotada por Decreto. Todos os pagamentos que o município ainda tiver  que fazer às duas empresas estão retidos. Também determina o decreto municipal que os responsáveis técnicos do consórcio para a obra sejam afastados de qualquer contrato firmado com a Prefeitura. Se comprovada a responsabilidade das empresas, elas podem ser declaradas inidôneas.
                  Por sua vez, ontem o Ministério Público do Rio anunciou que instaurou inquérito para apurar possíveis atos de improbidade administrativa provenientes da contratação, pela Fundação Geo-Rio, do grupo de empresas Concremat.
                   Diante da facilidade com que vaga da ressaca levou parte da ciclovia, estão sendo verificadas as medidas porventura tomadas para criar condições de segurança para a ciclovia.
                   Nesse sentido, o Engenheiro civil Antônio Eulalio, especialista em projetos de pontes e viadutos  visitou a ciclovia e enfatizou que é preciso avaliar o projeto da obra para saber se o restante da ciclovia é seguro.


Obama elogia a Chanceler Angela Merkel 


                      Em sua tournée na Europa, na qual se despede das principais lideranças européias no seu final de mandato, Barack Obama elogiou em particular a Chanceler alemã Angela Merkel pela sua grande contribuição ao manejo da crise de refugiados na Europa.
                       Diante da timidez de outros, Frau Merkel acolheu cerca de um milhão de refugiados sírios, o que decerto é atitude não só benemérita, mas politicamente corajosa, pelas implicações envolvidas.
                        Não foi por acaso de resto que a coalizão governamental perdeu em eleição nos Länder.
                        A esse respeito, para Obama, Merkel "está do lado certo da história", ao dar acolhida aos estrangeiros, e em particular os sírios.  "Merkel dá voz aos princípios que unem as pessoas, e não aos que as dividem."
                          Barack Obama diz sentir orgulho por Merkel ter adotado  políticas mais brandas para expressar preocupações humanitárias. A Chanceler tem sido alvo de críticas pela oposição por esse acolhimento de refugiados em território alemão.
                           Outro aspecto em que a Merkel tem padecido críticas na questão dos refugiados se reporta a alegadamente ter cedido demasiado à Turquia, em prol de acordo para conter a chegada de mais estrangeiros.
                            Nesse caso, o presidente Recep Erdogan se teria prevalecido da respectiva posição territorial para vender caro a  cooperação turca, no sentido de conter a chegada de mais estrangeiros às terras europeias. O Presidente Erdogan, lembrado de tropeços como a não-aceitação,  na prática, do ingresso de Ankara na Comunidade Européia, impôs várias e duras condições para que a Turquia se dispusesse a viabilizar o acordo.



( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: