terça-feira, 12 de abril de 2016

Feitiço contra Feiticeiro


                                      

        Lembram-se os meus 27 leitores, da sessão do Supremo em que o Ministro fora da curva urdiu um estranho parecer, pelo qual por um voto os alegres membros do STF derrubaram o anterior, surpreendentemente bem elaborado pelo novo Ministro Edson Fachin?

         Apesar de suas inconstitucionalidades, prevaleceria a proposição do Ministro Luís Roberto Barroso, malgrado as reservas levantadas pelo Ministro Dias Toffoli, que se opôs às mexidas, sobretudo aquelas que contrariavam disposições interna corporis do Legislativo.

          Por força dessa emenda, se teve de refazer a eleição da comissão especial, em termos menos favoráveis à Oposição, no que concerne à lista dos deputados que a compunham pela disposição anterior.

          Mas o recurso do PCdoB, esse partido tão aliado do PT que chega a adivinhar-lhe os desejos, acabou não conseguindo aquilo que colimava - agrupar uma comissão que fosse pró-Dilma.

          A Presidenta tem uma tão fraca aceitação que, mesmo um golpe baixo como aquele vibrado contra o parecer Fachin, não foi bastante para dar a palma à aflita Dilma!

          Agora, passaremos pelas Forcas Caudinas de mais um processo eleitoral na Câmara. O PT, como sempre ignaro do ambiente que foi por ele criado, sob a direção de seu senhor dos exércitos, ele mesmo, Lula da Silva, conta uma vez mais baralhar as cartas, prometer mundos e fundos, servindo-se, é patente, de o que ao Povo pertence, e não a esses administradores temporários da coisa pública.

         O que conduz Dilma são fatos e ocorrências demasiado objetivos, de uma presença tão agressiva, que chega a indispor gente habituada a engolir cobras e lagartos, como se fossem opíparas refeições. Bem que eles gostariam de acorrer ao próprio chamado e aos engodos de seu mestre.

         Não obstante, como a política não é a arte do suicídio, qualquer compromisso que porventura escreva na parede - não importa se em espaços de mármore de Carrara - a maldição de Baltazar, afugentará aqueles que buscavam mercadejar algum proveito na transação.

         Por mais hábil e sinuoso que o vendedor seja  - e é justo que se lhe atribua tal laurel - o que ele quer negociar põe para correr os eventuais interessados.

             Se para tudo há um limite, a senhora presidenta não só preenche, mas vai muito além de o que alguém esperar possa desse presente de grego.

              E daí o tétrico andor da carruagem.

              É difícil, quase suicida mesmo, ir contra a vontade popular.

               O processo, enquanto processo, tende a alimentar ilusões. Em todas as línguas, como, por exemplo,[1] no está muerto quien pelea...

               Mas, tendo em vista o quadro, os antecedentes, e o sentir do Povo, será mesmo necessário passar por tudo isso, para ao final  ?...

 

( Fontes: O Globo, Folha de S. Paulo )



[1] Não está morto quem luta.

Nenhum comentário: