domingo, 10 de abril de 2016

Colcha de Retalhos D 14

                    

Positiva atitude do Supremo


           Segundo informações colhidas pelo site de O Globo, a tendência prevalente no Supremo Tribunal Federal é a de não intervir no Congresso, no que tange a tentativas de ser eventuamente envolvido  nas decisões parlamentares.

            Duas posturas recentes do Supremo - ou melhor de membros do Supremo - criaram certo constrangimento na nossa mais alta instância judicial. Com efeito, o parecer do Ministro Luis Roberto Barroso - que apesar de votado pela maioria do STF - foi julgado desfavoravelmente por antigos e ilustres membros do Supremo, que questionaram não só os Ministros  imiscuirem-se em questões interna corporis, mas também e sobretudo intrometer-se em questões próprias do Legislativo e que caberia somente aos membros do Congresso resolver. Assim, teria sido melhor que o Supremo tivesse ficado com o parecer do novel Ministro Edson Fachin, e não com o voto do Ministro Barroso.

                Também o mesmo se aplica à determinação do Ministro Marco Aurélio - que se marcara por excessiva intromissão do Supremo (no que tange à abertura de processo de impeachment contra o vice Michel Temer).

                 Afinal de contas, não se deve esquecer o artigo 2 da Constituição, que é cláusula pétrea, e que determina serem os três Poderes da União - o Legislativo, o Executivo e o Judiciário -  independentes e harmônicos entre si.  

                  O fato de os legisladores amiúde - quando em desvantagem em uma questão - tendam a recorrer ao Supremo, não deve nos fazer esquecer que cabe ao Legislativo resolver de preferência pelo voto  suas questões, e não buscar auxílio junto às curuis do Supremo, para que estas lhes venham em socorro, para resolver-lhes problemas que devem ser objeto exclusivo do Poder Legislativo...

              

 Problemas de Hastert com a Justiça

 
            O ex-Speaker republicano Dennis Hastert que caíra nas malhas da Justiça pelos pagamentos regulares que fizera para uma de suas vítimas, para evitar a temida exposição pela mídia, acabou preso, e deverá ser sentenciado no próximo dia 27 de abril.

            O 51° Speaker da Casa de Representantes - e o Speaker republicano com maior duração nessa curul - Dennis Hastert tem problemas sérios na Justiça. Por anos, tentara evitar que uma de suas vítimas o denunciasse, e nesse sentido fizera pagamentos regulares para que a vítima calasse.

            Atualmente Hastert acha-se detido, aguardando o resultado do julgamento. Molestou sexualmente, a pelo menos quatro jovens, aproveitando-se da circunstância de que era treinador de lutas...

 
Impeachment de Dilma ajuda a Bolsa

 
               Cresce o otimismo nos inversores da Bolsa de São Paulo, com a eventual probabilidade de que a sociedade civil logre o impeachment de Dilma. Nesse sentido, os números do IBOVESPA, principal índice da Bolsa de São Paulo, registraram no final da semana forte alta, com 3,67%. Boas notícias na política se refletem em alta da Bolsa de ações. Assim, anúncio de saída da péssima presidenta só pode levar a otimismo nos negócios na Bolsa...

               Por sua vez, o dólar à vista - cujo valor de câmbio costuma baixar com uma boa notícia para a economia (e aí está a boa nova, com a acenada saída do pior presidente da nossa história) - veio a registrar uma queda de 2,10%, fechando em R$ 3,625...

 

 

( Fontes: Site de O Globo; The New York Times )

Nenhum comentário: