terça-feira, 18 de dezembro de 2018

A perniciosa Theresa May


                              

        José Ingenieros já dizia que os medíocres podem ter valor. No entanto, cuidado com a frase célebre do pensador argentino, que pontificou em fins do século XIX e princípios de XX (1877-1925). Os medíocres terão presença na História, e este dúbio dom de David Cameron, ele também integrante no cinzento, devia nutrir o mal-dissimulado desejo de "libertar" o Reino Unido do que para ele seria desastroso abraço do Continente.
         Alguém pode ser estúpido, mas por baixas que estejam as exigências para a assunção de um cargo que foi de Pitt e de Winston Churchill, não devemos exagerar em erros propositais da elite britânica.
          Já escrevi do desconforto que Mr Cameron exalava quando atravessava, a passo ligeiro, os grandes espaços da sede da Comunidade Europeia em Bruxelas. Algo de mui molesto deveria sentir o insular ao imiscuir-se naqueles domínios tão continentais.
          Será que ao propor em má hora o tal inútil referendo (inútil, porque nada de bom prometia - é o típico exemplo de um deplorável bis in idem). Atenderia, chi lo sà, a uma gestão cretinóide, que teria repontado a troco de alguma esotérica vantagem, no seu dossier de demandas inconvenientes.

         Pois o medíocre David Cameron pensava livrar-se de molesto compromisso, e arranjou pedra das pesadas para enfurná-lo no turvo mar dos fracassados. Nada o obrigava a lançar-se como o mergulhador de Paestum nos aquáticos abismos das marinhas profundezas. E na sua falta de visão, que é apenas sintoma da estupidez congênita, ele se lançaria, com estulta confiança, naquele verde báratro que o aguardava, para que se cumprisse, com a inexorável renúncia, o próprio destino advindo do mau humor dos deuses diante de tanta mediocridade.
            "But Tony Blair did it, and escaped !"  (Sem embargo Tony Blair o fez e escapou !) Mas para tudo há um momento. Blair poderia ser acoimado de imprudente,  mas o seu erro teve o olhar complacente dos deuses infernais, e o gesto temerário não teria sequer o proveito de dispensar a outrem de uma  ulterior inútil e repetida provocação do imponderável.
              Para fazer honra a Cameron trouxeram para Downing Street 10 a May, que por tantos anos cuidara da Secretaria do Interior. E agora ela se empenha no que acredita como sua criação.  E nesta hora terrível para o povo inglês, de novo se faz lembrada a frase do argentino - os medíocres podem ter valor!

              Que maior autoridade para dizer tão  estranhissima verdade que este pensador meio-esquecido, que foi o argentino José Ingenieros !

(  Fonte:  The Independent )         

Nenhum comentário: