sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PINGA FOGO (IV)


                                          

Mais um Imposto

 

       Com as dificuldades previsíveis, acerca-se o prazo do primeiro pagamento do FGTS, para os ditos trabalhadores domésticos. A quantidade de exigências burocráticas continua respeitável. Faz parte, com diria a gente do ramo. Com os chamados "Simples" em que os tecnocratas entremostram o seu traço irônico - eis que chamar-se o complexo de simples não o torna fácil para o cidadão, que deve cuidar de satisfazer a aberta bocarra da captação de tudo o que de imposto chamar-se possa, a ponto que a dificuldade em geral obriga o recurso a contadores (que fazem apenas, e bem, o seu trabalho). 

       Mas na herança lusa, com a sua infernal burocracia, é esse o destino de Pindorama, com a multidão de impostos e taxas (e o mais que os dessa família são chamados). Para quê ? Não diria para nada, mas diga-me, ó ocasional leitor, de que servem eles, a par de engordar a máquina tantas vezes disfuncional do Estado (e com as devidas reservas, pois dizem que não fica bem) e a goela horrenda do ralo da corrupção, de que servem tantos tributos a tornar inda mais terrível o montante do Impostômetro que, como dizia a velha canção, cada vez mais aumenta mais, como o paralelo cordão dos puxa-sacos, berrado pelos foliões na velha marchinha do eterno carnaval...

 

Zelo excessivo na Operação Zelotes                       

 

       O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo  tem despertado no PT reações raivosas pelo seu procedimento - que é conforme aos parâmetros instituídos por seu ilustre antecessor Márcio Thomaz Bastos  (1935 - 2014), que, quando Ministro da Justiça (2003-2007) do Presidente Lula da Silva, além de ótimas indicações para o Supremo, inclusive Joaquim Barbosa, poupou o presidente de um grande erro, que seria a expulsão de jornalista americano, que havia feito um perfil do Primeiro Mandatário, em que incluíra o hábito da bebida.           

       Com efeito, Thomaz Bastos convenceu o presidente Lula a dar autonomia à Polícia Federal, e isso muito contribuíu para o fortalecimento da democracia brasileira, como se tem verifica em muitas operações realizadas pela PF.

      O Ministro Cardozo tem sido objeto do mau-humor justamente tal política.  E é bom que assim seja para democracia brasileira nesse atual e particularíssimo momento de crise.

      Obviamente, os reclamos do PT - que, ao que consta, chegam a pedir-lhe a exoneração não tem cabimento.

       No entanto, o Ministro Cardozo, segundo a informação, teria indicado à P.F. que deve restringir as suas operações a horas normais, e não a que foi observada pela Polícia Federal, quando foi ao domicílio do filho Luis Cláudio Lula da Silva, às 23:00hs de terça-feira, dia 27 de outubro corrente, para intimá-lo a depor.  O caçula do ex-presidente teria recebido R$ 2,4 milhões de lobista suspeito de comprar medidas provisórias.

          Lula falou de 'pancadaria' que estaria sofrendo, e que a data da ação em apreço não foi "coincidência".

          Luis Cláudio nega qualquer irregularidade.

 

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: