quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Impeachment e Podridão ambiente

                               

         Não é nada boa em termos de democracia e de respeito ao Estado de Direito, a maneira com que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) está negociando com o PT e aliados o recurso ao impeachment.

         Pelo teor de o que vazou das tratativas entre Cunha e o Governo Dilma, nos três principais jornais (com as variações decorrentes das fontes acessadas, dadas as características da matéria) são as seguintes as reivindicações do presidente da Câmara, segundo O Globo: Em conversa na última segunda, à noite, Eduardo Cunha pediu ao ministro da Casa Civil, Jaques Wagner que: (a) o governo interfira nas investigações contra ele, sua mulher e filha na Operação Lava-Jato; (b) que substitua o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelo vice-presidente Michel Temer; e (c) que atrapalhe (sic) o andamento do processo contra ele no Conselho de Ética da Câmara.

         O que oferece Cunha em troca? Acuado por investigação do Ministério Público suiço, ele promete não iniciar processo de impeachment contra a Presidente Dilma Rousseff.

         Por sua vez, a Folha afiança em nota de primeira página (os termos referidos por O Globo, além de pequena nota indicativa em primeira página, estão descritos em longa matéria na terceira página) que E. Cunha e o Governo Dilma negociaram termos de acordo que (i) almeja salvar o mandato do aludido deputado e (ii) evitar processo de impeachment contra a Presidente Dilma.

          Consoante ainda a Folha,  Cunha e Planalto avançaram nesta 4ª Feira catorze nas negociações dos últimos dias. Nesse sentido, houve almoço de que participaram Cunha e seus correligionários Michel Temer (também vice de Dilma) e o Presidente do Senado, Renan Calheiros.

          Definido como 'armistício' pelo Governo, no final de contas fariam com que a Administração Dilma e o PT evitem que chegue ao plenário da Câmara parecer que pede a cassação de Cunha.

           Esse pedido, feito por PSOL e a Rede Sustentabilidade começaria a tramitar no final de outubro no Conselho de Ética.  Assinale-se que Governo Dilma, junto com o PMDB, tem maioria para travar o processo entre os 21 membros do Conselho. É de notar-se, portanto, que a tática do Governo é a de enterrar a questão, tática essa a que recorrem em geral os culpados e o que vem um pouco a dar no mesmo, o pessoal que se sente mais à vontade fora da lei.

          O que ganhará o Deputado Cunha?  Ele deixaria de tomar decisões, como lhe incumbe (máxime diante da magnitude da questão)  sobre pedidos de impeachment contra a petista presidenta, inviabilizando a tramitação de processo  que tenha o escopo de tirar a presidente Dilma Rousseff do cargo.

         Como êmulo do Cavaleiro da Triste Figura, só que a  sua lança em riste batalha por objetivos opostos aos do personagem da imortal criação de Miguel de Cervantes,  dom Lula da Silva baixou em Brasília para tentar articular a salvação de dois mandatos: o de Eduardo Cunha, do PMDB/RJ,  no Conselho de Ética; e não por último, mas sim como meta precípua a travação das aldravas que barrariam os maus desígnios de noventa por cento do país, no que tange a essa figura que definha a olhos vistos por conta da reação do Povo Soberano.

           E não para por aí.  Lula da Silva  quer que o PT se alie a outros partidos da base, não para trazer luz ao processo político, mas para que o Conselho de Ética barre qualquer intento de investigação contra Cunha.

          Terá sido por acaso que o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA) disse alto e claro que a votação do dito relatório deve ocorrer até o fim do ano e que não haverá privilégios?

          Não, caro leitor, não errei nem quanto à data (que empurra para o fim do ano o exame da matéria), nem quanto ao partido, que é reencarnação do antigo PSD dos tempos e vividos da democracia da Constituição de 1946.

          Que grande homenagem a prestada pelo intemerato Kassab a esse novo partido. E vejam, ilustres passageiros, que Lula e Kassab continuam empenhados na salvação desta indizível contribuição à democracia brasileira - e verdadeiramente ao próprio Brasil !

         A continuar, caro Leitor, não só porque a esperança é a última que morre, mas confiado em que não há mal que sempre dure, nem desgraça que nunca se acabe. Fundado de que há limites na descida aos infernos, e  na indômita força do Povo Brasileiro, reforcemos e apoiemos a gente do bem,  que não tardará em manifestar o que lhe vai n'alma, e que discrepa de postura tão distante da realidade.

          Não é possível que, diante de tamanho despudor, falta de qualquer vergonha e respeito à ética, essa dança das trevas, em que a corrupção com o seu gesto impudente e hediondo, possa continuar pensando e, o que é mais grave, agindo em consequência, como se não houvesse barreiras para não só veicularem os seus planos do mal, senão pensarem que continuarão a prevalecer nas suas mansões, palácios e banquetes mil, onde a principal iguaria a ser servida pelos seus lacaios é a carne da democracia e o próprio destino do Povo Soberano.

  

                  

( Fontes:  O Estado de S. Paulo, O Globo e Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: