domingo, 25 de outubro de 2015

Colcha de Retalhos C 41


                             
Eleições na Venezuela

 

       O ex-Ministro de Estado e ex-Ministro do Supremo, Nelson Jobim, tem a preferência do Presidente da Colômbia,  Santos, para chefiar a Missão da Unasul nas próximas eleições legislativas na Venezuela.

       Como se sabe, o Ministro Jobim havia sido apresentado como candidato, mas diante do manifesto desconforto do governo de Nicolás Maduro em ter alguém à testa da missão da Unasul com o temperamento e a experiência de Jobim, é muito provável que alguma fonte ligada ao poder na Venezuela, tenha feito  saber  essa visão ao Governo brasileiro de Dilma Rousseff.

        Sendo estreitamente vinculada à Administração Maduro, e nesse sentido disposta a curvar-se a qualquer capricho do muy amigo ditador da Venezuela, não há de surpreender que não tenha existido, como se presume, qualquer aceno de eventual resistência a essa postura negativa de parte do Palácio do Planalto, e tampouco do Itamaraty.

       Que agora o presidente da Colômbia insista na indicação de Jobim, pelos seus manifestos títulos para o desempenho da delicada tarefa, há de parecer um tanto constrangedor (e mesmo desmoralizante) que a designação brasileira seja reiterada e não pelas autoridades do Governo Dilma...

         É bem verdade que fantasma sabe para quem aparece...

 

Eleições na Argentina

 

         Hoje temos o primeiro turno nas eleições argentinas. Depois de campanha a que faltou sobretudo entusiasmo, o escolhido de Cristina Kirchner é esperado vir à frente no primeiro turno.  Apesar disso, o grupo da Presidente não está representado,pertencendo Daniel Scioli a outra facção no vasto universo do peronismo.

          O principal adversário é  o atual prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri. Corre em terceiro outro peronista, Sergio Massa, este tradicional. 

         A sensação é de fim de um ciclo, o dos Kirchner, após quase treze anos de poder.    ~

 
Insegurança no Rio de Janeiro   

 
         Mais um cardiologista é morto no Rio de Janeiro. Há poucos meses, enquanto pedalava na Lagoa foi um médico-cardiólogo assassinado por um de menor, com requinte de maldade (uma facada no baixo ventre). Deixando a vítima mortalmente ferida, a dupla de menores-homicidas fugiu, um deles levando a bicicleta do médico. Posteriormente,  os atacantes foram arguidos pela polícia e detidos.

         Ontem, sábado, dia 24 de outubro, no início da manhã,  a caminho de mais um plantão de fim de semana no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande,  o cardiologista Jorge de Paula Guimarães, de 63 anos, foi  abatido em suposta tentativa de assalto na avenida Brasil.

           Tudo indica que o médico tentou fugir, mas durante a perseguição foi baleado na cabeça dentro do carro, um Honda Civic prata, morrendo no local do crime, na altura da Fazenda Botafogo, na pista sentido Oeste.

          Assinale-se que já no principio do ano, o Dr. Jorge de Paula Guimarães havia assaltado em Piratininga, em Niteroi, ao sair de clínica particular na qual dava expediente.  Nesta ocasião, ele tivera um outro Honda roubado.  Passou, então, a queixar-se da falta de segurança prevalente no Rio de Janeiro e no estado,  e falava mesmo sobre a possibilidade de deixar o Rio.

          Morador da Tijuca, casado, o corpo do Dr. Paula Guimarães foi transportado para o Instituto Médico Legal.  Parentes compareceram para a liberação do corpo.  A própria viúva, muito abalada, não se sentiu em condições de falar com a imprensa. Estava acompanhada da filha mais velha de Guimarães, médica de 33 anos.

 
Troca de Tiros no Pavão-Pavãozinho

 

          Depois de período de aparente real pacificação, voltou com força a violência em um tiroteio  entre polícias militares da Unidade de Polícia Pacificadora, e criminosos (traficantes)  no Pavão-Pavãozinho, na manhã de ontem, 24 de outubro.

          Um dos gerentes do trafico, Klenbison Eduardo Souza de Santana, de trinta anos, foi operado no Hospital Miguel Couto, mas não resistiu aos ferimentos.  Ele era um dos gerentes do tráfico na favela,  segundo informou o Comando de Polícia Pacificadora.

         Começando às onze horas da manhã, o confronto se deu em localidade chamada de Serafim. Novamente, os moradores da rua Sá Ferreira - que dá acesso ao morro através da ladeira Saint-Roman - foram assustados (e ameaçados) pelo tiroteio. A janela de um apartamento e o portão de edifício na esquina da Raul Pompeia foram atingidos por disparos.  Por felicidade, ninguém ficou ferido no prédio.

 

(  Fontes: Folha de S. Paulo; O Globo )

Nenhum comentário: