domingo, 11 de outubro de 2015

Colcha de Retalhos C 39

                                 

Chances de Hillary

 
       No cômputo dos votos democratas,  o vice Joe Biden, consoante os jornalistas especializados, é  considerado um pré-candidato mais temível para Hillary Clinton, do que seria o senador Bernie Sanders.

        Sem embargo, esta ameaça não torna Joe Biden um pré-candidato muito forte.  No cômputo das prévias, o risco que ele apresenta se dirige exclusivamente em termos de prejudicar os totais de Hillary.  Biden não tem muito dinheiro para a campanha, as suas estimativas de voto são baixas, mas continua a ser o mais temível adversário para a ex-Secretária de Estado, pelo fato de que está em condições de afetá-la por ser um polo alternativo do voto moderado. 

       O Senador Bernie Sanders, cujos discursos atráem muito público, tende a atrair no voto democrata a corrente liberal (tendência à esquerda) e mais ativista. Por ora, não é considerado, contudo,  um sério desafio para uma eventual nomination de Hillary.

       Em todas as hipóteses, até o presente, Hillary Clinton tem prevalecido como pré-candidata (a ameaça de seu uso inadequado do servidor particular de e-mail quando Secretária de Estado começa a definhar, desde que fez o que deveria ter feito desde o começo, a saber tratar do assunto de forma aberta e sem evasivas) .

 
Confusões republicanas

 

          Desde que  o Speaker John Boehner, da Câmara de Representantes, forçado pelas circunstâncias, anunciou a sua disposição de renunciar ao Congresso, parecia quase certo que o representante Kevin McCarthy  seria o candidato que o sucederia        no posto de Speaker.

         A ala do Tea Party (bancada de direita raivosa) estaria criando problemas para a sucessão de  John Boehner (Rep-Ohio) . No entanto, não se esperava pela desistência de Kevin McCarthy. Com essa súbita e não computada resolução, a substituição do Speaker virou um problema.

         Sabe-se que a atual maioria republicana na Câmara de Representantes é uma decorrência do difuso gerrymandering induzido pela vitória republicana em 2010 (o chamado shellacking - tunda, a que aludiu o então jovem presidente Barack Obama). Quanto tempo essa anormalidade irá durar é outra estória.

          Somente por volta de 2020 começarão os censos nos departamentos que se aproveitaram das novas condições para tratar da 'infraestrutura' para produzir essa extensa fraude.

          O jogo se complica nos casos em que o GOP terá condições de manter folgada margem para embasar fraudes fruturas.

          Entrementes, a determinação de quem será Speaker na Câmara de Representantes há de ser uma questão interna entre republicanos

          Vê-se como um erro bisonho de inexperiente presidente - que achou preferível realizar seminários internos na Casa Branca, do que visitar muitos estados - para assim defender a manutenção nas assembléias locais a formação de maiorias democratas - continua a se fazer sentir às vésperas do fim de seu segundo mandato...

 

Atentado na Estação de Âncara    

 

          Houve 97 mortos e cerca de 400 feridos no atentado na estação ferroviária de Âncara, acontecido ontem, sábado, dez de outubro de 2015.

          A marcha era pela paz...    e se desconhece os responsáveis.  São suspeitos os curdos e turcos.

 

(  Fontes:  O Globo,  The New York Times )

Nenhum comentário: