terça-feira, 20 de outubro de 2015

A PRIMEIRA PÁGINA


                                

         A idéia não é nova. De resto, existem, por acaso, realmente fatos novos que choquem a consciência do mundo?

         Já um poeta romântico, convenientemente esquecido, não dissera, há dois séculos, em outra língua,( que a tradução faz perder como a cristalina água do riacho que escorre entre ávidas mãos ),

         que ele chegara demasiado tarde em um mundo por demais velho ?

         Sob o compasso desse ritornelo quiçá de pé quebrado, me veio ideia que não sei se é nova, mas posso dizer que será minha, na medida em que tais coisas possam pertencer a alguém.

          Tento abaixo reproduzir a primeira página de O Globo, datado de vinte de outubro de 2015.

           Encimada  por foto a cores de quatro colunas de largura, que nos traz, sob a coluna restante, os seguintes cabeçalhos: Sem Fiscalização -DESCASO CAUSA DOR E DESTRUIÇÃO,

           e dez linhas abaixo desta mesma coluna lateral direita, o subtítulo 'Meu pai dizia que ia morrer'.

            Convém notar que nesta parte de cima da primeira folha, que é o portal do jornal, estão alinhadas no topo as letras garrafais do jornalão, sob traços verde e amarelo, com os caracteres brancos do título do diário aninhados em azul profundo.

            Assim, o leitor, apressado ou não, há de deparar no frontispício, a notícia local que é também para os que vivem na chamada Cidade Maravilhosa, a de maior importância, por muitos motivos, mas sobretudo porque de nós está perto, e de algum modo acena para o perigo que essa coletividade - a que, queiramos ou não, pertencemos - nos faz correr.

            Como paginação tem inegável beleza, mas é a beleza do desastre e da tragédia, potencializada ou não, e por isso semelha que aí luz, nas captadas sombras da noite, claror de Caravaggio com gradações de amarelo, marrom, laranja, vermelho e areia, de fundo, e também personagens, em negro. Somente a carregada menina de nove anos mostra a alva pele no corpo e sobre  uniforme de  bombeiro, que vai passá-la a outro, na ânsia de salvá-la.

             O restante da página frontal, excetuada a faixa do pé (que no passado longínquo, que guardo na memória, a Ultima Hora de Samuel Wainer prodigava ao leitor historietas de Nelson Rodrigues, na série 'A Vida como ela é') é dedicada sobretudo à dona Corrupção, que monopoliza nesta hora pesada que vivemos a cena política no Brasil.

             O título principal - que chamaríamos manchete - estampa: Escândalos em série -
CPI da PETROBRÁS POUPA POLÍTICOS E ATACA DELAÇÃO - Relatório Final pede Investigação sobre delegados da PF na Lava-Jato.

Aqui acabam os caracteres grandes, e em traços finos, florentinos, o jornal estampa:

Relator justifica ausência de parlamentares argumentando que CPI  não é um Conselho de Ética, propõe rediscutir lei que institui delação premiada e diz que estatal foi vítima das empreiteiras.

(Para fins de registro, o relator citado é o Senhor Deputado Luiz Sérgio pelo PT do Rio de Janeiro. Nesse relatório, entre os colaboradores nessa faina de expor os eventuais crimes cometidos, o doleiro Youssef teve o indiciamento proposto, junto com outros mais).

A delação premiada, aqui condenada por um deputado do PT, fere fundo o crime, pois quebra -lhe o sigilo ao separar, dentre os criminosos, os mandantes e aqueles que são deles os fungíveis instrumentos.

Ainda nesta primeira página, a coluna da esquerda  aponta cinco chamadas, que aí vão:

recessão deve evitar alta de juro; miriam leitão (dilma desautorizando PT,faz favor a si mesma); investigado, Governador Pimentel MG/PT) ataca (a imprensa); Pobreza volta a afligir Argentina.              
Na metade debaixo, Dilma entra no Caça Sueco Gripen,  e o grito de Cunha: 'Maior escândalo do mundo ' é no governo Dilma, rebate Cunha.

 E ao cabo, no pé direito de página de Mestre Chico,  a chamada de Dilma a Rui Falcão, por sugestão de demitir Joaquim Levy: Não vem que não tem!

Por fim, imagens de barbárie (segundo caderno) e dois prêmios Esso de O Globo (Reportagem e Educação) e três chamadas mais, incluindo o Caos climático, o nosso legado às gerações futuras! 

 

 

( Fonte:  O  Globo - só primeira página! )           

Nenhum comentário: