domingo, 26 de junho de 2016

Pinga - Fogo

                                        

Outra propina a Aécio?

         A Folha, uma vez mais, estampa com destaque máximo, propina que teria sido dada pelo empreiteiro Léo Pinheiro por obra do centro administrativo de Minas Gerais.
          Segundo noticia a Folha de S. Paulo, o sócio e ex-presidente da OAS pretende relatar à Lava Jato que pagou propina de três milhões de reais a um dos principais auxiliares do então governador de Minas Gerais, Aécio Neves.
           Léo Pinheiro, que negocia delação premiada, diz ter pago o dito 3% sobre o valor do contrato  a Oswaldo Borges da Costa Filho, que passa por ser tesoureiro informal das campanhas eleitorais de Aécio Neves, de 2002 a 2004.
           Acrescenta a Folha que Aécio considera "falsas e absurdas" as declarações de Leo Pinheiro. Acrescentou o Senador por Minas Gerais que a obra em apreço foi conduzida em seu governo com transparência.


Consequências do referendo britânico (1)


             O resultado favorável à saída da UE e as perspectivas que abre de desconstrução do Reino Unido (a primeira ministra da Escócia já quer organizar referendo para voltar a tentar a saída de seu país da união com a Inglaterra) assusta boa parte da população do U.K.  Resultado desse temor está no referendo on-line que pede a reconsideração da decisão. Três milhões de ingleses subscrevem o documento.
        
               Além da acintosa comemoração dos partidos neo-fascistas (como o UKIP), assusta também e não pouco quem viu o resultado com satisfação. O ulterior enfraquecimento do Reino Unido é saudado como desenvolvimento positivo por gospodin Vladimir V. Putin, presidente e autócrata da Federação Russa.  Como esse senhor não prega prego sem estopa, a sua postura de regozijo há de inquietar.



  Consequências do referendo   (2)


                 Surpreende que um país  com a tradição da Inglaterra (pois é nessa parte do Reino Unido que está a chave do problema) tenha escolhido esse Senhor David Cameron como Primeiro Ministro.

                    Dar-se conta de sua mediocridade, não é tarefa das mais difíceis, mesmo para um observador que esteja relativamente afastado dos assuntos internos desse Reino de Sua  Majestade.

                     Dentre as calinadas mais pesadas da história se acha decerto a circunstância de que David Cameron haja preferido ressuscitar a questão do referendo - como se fora problema menor - para ganhar tempo em uma mini-crise de que hoje a grande maioria ignora, e que, não obstante, causou todo esse desastre.

                    Tanta nescidade será mais difícil de igualar no futuro. Por isso é que sugeri a lata de lixo da história - aquela velha recomendação de Leon Trotsky - como o lugar adequado para destinar a Sir Cameron.

                     E a imolação da pobre deputada trabalhista  Jo Cox, brutalmente assassinada por um energúmeno, malgrado todas as homenagens, sessões especiais do Parlamento e demais rapapés  decerto ultra-merecidos,  de que valeu ? Não acham acaso que o riso boçal estampado nos jornais pelo líder do Ukip, Nigel Farage, é mostra bastante expressiva da satisfação (e do nível intelectual) de tais personagens?
 
                      E é toda a direita europeia que se açula e se assanha. Exemplos significativos estão em Marine Le Pen, do Front National,  Nigel Farage, líder do Ukip e o Primeiro Ministro húngaro Viktor Orban, Lider do Fidesz, dito de centro-direita...                    



( Fontes: Folha de S. Paulo, The New York Times, O Globo )

Nenhum comentário: