sábado, 25 de junho de 2016

Colcha de Retalhos D 27

                             
Vexame olímpico ?

           Segundo noticiou ontem a Rede Globo e hoje o New York Times,  o laboratório instalado pela autoridade olímpica brasileira para testar eventual doping dos atletas participantes nas Olimpíadas do Rio de Janeiro foi fechado pelo organismo internacional encarregado.
          A razão aventada foi que o citado laboratório anti-doping - que testaria todos os atletas participantes no próximo grande evento internacional - não atenderia às prescripções ora vigentes.
          Em resposta, a autoridade brasileira declarou que se tratava de um equívoco, e que um contato com o organismo internacional sanaria as dúvidas eventualmente existentes.
          A verificar...

Vexame nacional ?

           O antigo jogador Romário - que começou sua carreira futebolística no Vasco da Gama - sempre se assinalou pela respectiva astúcia e esperteza no seu campo de atuação.
          Por força de sua personalidade, Romário manteve posição em que, se se podia por vezes discordar da respectiva linha de ação, não se poderia decerto pôr em dúvida a respectiva inteligência e objetividade, quer na defesa dos interesses dos jogadores, quer agora na votação do impeachment de Dilma Rousseff.
          Por isso, Romário tem feito boa carreira política, tanto como Deputado pelo PSB, quanto agora como Senador representando o Rio de Janeiro. Nessa última eleição ele venceu sem maiores dificuldades o veterano político e ex-prefeito do Rio, Cesar Maia.
           Romário tem sido incluído ultimamente entre os "indecisos" no voto a respeito da confirmação do impeachment para a Presidente Dilma Rousseff.
            No entanto, a coisa não para aí. Corre o boato - que espero não seja de boa fonte - que Romário estaria ativamente considerando a hipótese de pedir licença, para que assuma o seu suplente, João Batista Lemos, que é do PCdoB!
            Quero crer que isto não seja verdade. Primeiro, porque vai contra a reconhecida inteligência de Romário, que estaria, ao fazer essa prá lá de dúbia jogada, desmoralizando-se ao prestar-se a tal lance, em que ele pretextaria uma desculpa qualquer e entregaria o voto a seu suplente,  um parlamentar do PCdoB, que todos sabemos  caudatário do PT, o que implicaria em mais um voto para que a incrível Dilma Rousseff volte à Presidência.
              Há gestos, meu caro Romário, que marcam uma pessoa e mostram o seu caráter. Você tem a oportunidade de mostrar ao que veio, reiterando o voto a favor do impeachment de Dilma.
              Mas se prefere dar um tiro no pé, você estará desmoralizado como político: a) primeiro, porque recorre a um pedido de licença que cheira mal;)
              b) segundo, porque fazendo assim, V. não engana ninguém, pois está apenas cedendo a faca para que outrem golpeie o Presidente interino...



( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo )







































                                        De  Censura e Magistratura
                               
Ministra do STF defende jornalistas do Paraná
          A recente - e singular - ação conjunta de juízes no Paraná, contra jornalistas paranaenses, a pretexto da divulgação pelo jornal "Gazeta do Povo" pela sua reportagem  que divulgou salários e benefícios por esses magistrados, mereceu oportuna censura da Ministra Carmen Lúcia, no 11° Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo  (Abraji).
           Carmen Lúcia que - em boa hora - será a próxima Presidente do Supremo e do CNJ, sucedendo ao Ministro Ricardo Lewandowski, afirmou nessa oportunidade: "o dever da imprensa não pode ser cerceado de maneira  nenhuma".
           Como se sabe, os magistrados do Paraná chocaram a Nação com uma série de 48 ações instauradas de forma coordenada contra jornalistas da "Gazeta do Povo", motivadas pela circunstância de que as reportagens divulgavam seus salários e benefícios.
           A tal propósito, a magistrada - com o mesmo caráter incisivo com que derrubara a censura de biografias, vergonhosamente vigente por demasiado tempo - afirmou: "Quem está no espaço público tem uma esfera de privacidade diferente de quem está em casa. Dizer quanto o juiz ganha não está no espaço da privacidade. É o cidadão quem paga. Ele tem o direito de saber."

Fora a mordaça do CNJ!

           É de ver-se com grande prazer que em breve a Ministra Carmen Lúcia sucederá à presidência do Supremo Tribunal Federal, no que substituirá o Ministro Ricardo Lewandowski.
           Durante a sua gestão na presidência do Supremo, o Ministro Ricardo Lewandowski orientou tal período pela respectiva discrição. Nesse contexto, ficaria eu assaz surpreso se Sua Excelência se manifestasse - como acaba de fazê-lo a Ministra Carmen Lúcia - contra a ação coordenada por magistrados paranaenses no que toca aos jornalistas que publicaram reportagens sobre os salários e benefícios recebidos por juízes paranaenses.
           Essa surpresa, de resto, não houve nas  inúmeras restrições impostas durante o biênio sob Lewandowski à atuação do Conselho Nacional de Justiça, manietando além disso a ação da respectiva Corregedora.
           
           Sob a Ministra Carmen Lúcia - quem não terá presente a sua posição contra a censura nas biografias, longo tempo tolerada - não tenho decerto dúvidas de que tanto no CNJ, se afastarão as restrições de índole burocrática do período Lewandowski, assim como a postura corporativa que vê na ação propositiva do CNJ uma ameaça para a judicatura, quando a índole desse órgão proposto pelo Ministro Jobim é a de modernizar e afastar o vezo corporativo nos juizados de primeira e segunda instância, que tanto emperra a modernização e a democratização de nossos juízes.



Nenhum comentário: