sexta-feira, 24 de junho de 2016

Pedestres em perigo !

                                 

         Por todos esses anos, o senhor Eduardo Paes, Prefeito reeleito da mui leal e heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, vem dispensando com olímpica indiferença aquela segurança de que devem dispor os atribulados moradores da que será em breve a sede das Olimpíadas do Rio. Essa atitude de menosprezo do Senhor Prefeito concerne notadamente à segurança dos transeuntes nas calçadas cariocas.
         Esse espaço, reservado em terras civilizadas, de forma exclusiva aos pedestres, vê-se ora invadido pela sanhuda e apressada travessia de um sem-número de ciclistas, seja em bicicletas tradicionais ou motorizadas, seja em triciclos encarregados de transportar artigos de supermercados, quitandas e até de armazéns.
         São em geral jovens os que pedalam esses biciclos ou triciclos, e por isso se julgam senhores do pedaço, e nele fazem todo tipo de manobra, com que pensam contornar a para eles incômoda presença de transeuntes.
         Como é próprio da idade, eles sequer cogitam dos eventuais riscos para toda a gente que antes se acreditava a salvo em uma calçada.
         Tenho notado nos últimos tempos - dada a total falta de qualquer controle ou de intervenção de guardas municipais - que a desenvoltura desses elementos tem crescido, assim como o desrespeito pela presença dos pedestres, membros do grupo de pessoas para as quais são construídas em exclusividade as calçadas. Pois no circuito Elizabeth Arden, tais indivíduos sequer carecem de qualquer instrução específica. Os ciclistas sabem que devem usar o capacete apropriado para esse veículo, respeitar nas ruas as mãos respectivas, parar nos sinais vermelhos, e se conformar aos apitos dos guardas municipais.
          Nada disso em Pindorama parece para valer. Se há ciclovias, eles não respeitam as direções respectivas, se há semáforos eles tampouco atentam para eles, como se fossem aparelhos que valem para os pedestres e os carros, mas não para os ciclistas.
          As antigas calçadas, antes santuários para os pedestres, as babás e as crianças, hoje constituem espaço de deus-dará de que se servem, agressivos e apressados, esses ciclistas que se esbaldam nesse pandemônio, como se ele fora construído apenas para   seu deleite ...
          Não a inépcia - pois esta presumiria alguma presença - mas a total ausência da prefeitura, através de seus agentes, é a causa de toda essa impetuosa invasão do espaço alheio.  
         A impressão que alguém poderia ter é de que o senhor prefeito Eduardo Paes sempre  nutriu  olímpico menosprezo pela segurança dos transeuntes. Apesar da ameaça dos ciclistas que invadiram as calçadas, semelha não dar-se conta do risco colocado por essa crescente, afoita presença num espaço  reservado,  em terras civilizadas exclusivamente aos pedestres. Justiça lhe seja feita, pois até o momento se pode nutrir a impressão de que teria olímpico menosprezo para com a segurança dos pedestres. Sem embargo, além do magno evento das Olimpíadas - que trará multidões de turistas vindos do Circuito Elizabeth Arden, assim como de outras destinações menos prestigiosas, mas com igual ideia de o que fazem jus em matéria de segurança viária - o arrogante ou ignorante desrespeito dessas regras que servem para garantir a segurança dos pedestres (e preservar a cidade olímpica do vexame de um acidente provocado por essa atmosfera de vale-tudo) não é nada difícil de ser evitado, passando a impor-se doravante a todos os seres humanos, nacionais ou estrangeiros a aplicação da salutar lei do respeito ao pedestre.
           Bastaria exercitar e habilitar os guardas-municipais para fiscalizarem o trânsito das bicicletas nos seus locais previstos, dando a turistas e todo o público humano que caminha por calçadas a desejável segurança.
           No futuro, a autoridade que tivesse consciência do risco que corre ao convidar tantos estranhos indefesos a essa Cidade que para alguns parece sem lei, eu gostaria de lembrar que, para as pessoas que se dispõem a prestar exame de motorista, o manual do DETRAN recorda que o ciclista também está sujeito a obedecer todas as leis do trânsito. Isso seria muito bom, porque nos preservaria a todos, tanto nas calçadas (que é espaço a eles defeso), quanto no respeitar as mãos e os sinais do trânsito. Esse respeito, por ora, inexiste: ou será que alguém viu algum ciclista que respeite rigorosamente - como lhe determina o tal manual editado pelo Detran - as leis do trânsito, inclusive as mãos das ruas, os sinais e o escambau?

              O Senhor Prefeito pode dizer até que é praga, mas eu discordo: já pensaram no benefício que teriam os pedestres cariocas se algum visitante estrangeiro aqui chegado para assistir aos famosos jogos olímpicos, sofresse algum acidente, por menor que seja, pelas  rodas de algum trêfego ciclista? Pois, pelas regras locais, só  então as autoridades de Pindorama se dariam consciência do permanente risco a que estão submetidos os mui sofredores  habitantes dessas paragens!?

Nenhum comentário: