domingo, 19 de junho de 2016

Depois das Primárias


           O candidato Donald Trump continua a preocupar a hierarquia do GOP. Vencedor nas primárias, a ponto de forçar o seu mais direto rival, como foi o caso do Senador Ted Cruz, a renunciar, Trump continua a tomar atitudes pouco consentâneas com as de um candidato de grande partido, como é o seu caso.
           Além de referir-se de forma negativa como 'mexicano' a  juiz americano, Trump tem levado grandes nomes do GOP a reconhecer o próprio desconforto com as suas assertivas. Assim, o atual Speaker da Câmara de Representantes, Paul Ryan,  que é uma das primeiras figuras na hierarquia republicana, não deixou de assinalar o seu desagrado com posições do candidato Trump.
           Por outro lado, ele tem demonstrado certo descuido no que tange aos anúncios negativos colocados pela campanha de Hillary contra ele, os quais tem ficado sem resposta.  Tal revela, pelo menos, certa desorganização na sua campanha, pois norma básica da política é não deixar sem resposta a propaganda negativa de sua provável adversária.
           Por sua vez, o adversário de Hillary nas primárias democratas, o Senador Bernie Sanders, além de ter feito uma campanha agressiva contra a candidata, até o momento se tem abstido de apoiar Hillary como candidata do Partido Democrata.
           Como a campanha das primárias democratas também já terminou - e Hillary teve quinze milhões de votos contra doze milhões do Senador por Vermont -, inclusive com a vitória da democrata na Califórnia, é difícil saber qual a razão que leva Sanders a abster-se de patrocinar a candidatura de Hillary.  Tal de resto é o que se pratica, como foi o caso de Hillary, em 2008, em que ela reconheceu, contrariando o próprio marido Bill Clinton, a vitória de Barack Obama nas primárias (antes que essas terminassem).
           Por outro lado, como Hillary já dispõe do número de delegados suficiente para dar-lhe a nomination - e portanto o seu rival não tem mais condições de barrar-lhe a candidatura - a pergunta que se coloca é porquê Bernie ainda lhe recusa o endosso. Será que pensa que ainda possa impor-lhe condições?...
           Hillary além de ter o apoio e o endosso do Presidente Obama, mostra vantagem sobre o seu adversário republicano Trump, vantagem essa que ora está por volta dos dois dígitos.
           Vários nomes prestigiosos no Partido Democrata já lhe concederam o próprio apoio, como a Senadora  Elizabeth Warren, de quem se havia até falado de uma possível candidatura sua pelos democratas.

( Fonte: The New York Times )

Nenhum comentário: