quarta-feira, 8 de junho de 2016

Lava-Jato: vazam pedidos do PGR

                 

          Em furo de reportagem, O Globo divulgou ontem os pedidos do Procurador-Geral da República,  Rodrigo Janot, com entrada no Supremo, de prisão de um ex-Presidente da República, José Sarney, e de um Presidente do Senado, Renan Calheiros. Além dessas solicitações, de que não há precedente na República, também foi pedida a prisão de outros dois peemedebistas, o Senador Romero Jucá e o deputado afastado Eduardo Cunha.  Os quatro são acusados de tentar obstruir a Operação Lava-Jato.
           Sem citar nomes, o Ministro do Supremo Gilmar Mendes chamou de "brincadeira" o vazamento dos pedidos de prisão de integrantes da cúpula do PMDB, o que segundo o Ministro, configura crime.
           Assinale-se  que os pedidos em tela se acham com o encarregado da Lava-Jato no Supremo, Ministro Teori Zavascki. Conquanto não tenha data para manifestar-se sobre o assunto, ele pode julgar que a questão deva ser levada ao plenário do Supremo Tribunal Federal.
           Entre os comentários das autoridades visadas, o Senador Renan chamou o pedido de "desproporcional e abusivo", e o ex-presidente Sarney se disse "perplexo, indignado e revoltado". Por sua vez, para o presidente da Câmara afastado, o pedido do PGR é abusivo.
            A notícia em tela provocou alarme no Senado, onde tramita pedido de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. Partidos que se acham em campos opostos, como PT e PSDB, defenderam os peemedebistas.    
             As providências solicitadas pelo PGR Rodrigo Janot, segundo a regra do Supremo, não têm prazo para que o Ministro encarregada da Lava-Jato, Teori Zavascki,  tome providências.
             Dada a gravidade das medidas requeridas, nos casos dos dois Presidentes, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, as providências carecem de ser discutidas pelo plenário do Supremo, e no caso de receber aval, também do Senado e da Câmara.
              Por sua vez, tanto o ex-Presidente José Sarney, quanto o Senador Romero Jucá, se acham no âmbito da segunda turma do STF, que tem competências nas questões da Lava-Jato.
               Em apenso ao pedido em tela, se acham  as gravações feitas pelo delator Sérgio Machado, as quais sugerem articulação dos envolvidos contra a investigação da Operação Lava-Jato.



( Fontes:  O  Globo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: