terça-feira, 28 de junho de 2016

O Rio grita Socorro!

                                  

         A farsa olímpica avança rápido. Depois da passagem da administração Sérgio Cabral - objetivo de um repúdio da população que na época poderia parecer excessivo, mas quanta verdade ele já prenunciava - que, com a conivência do Governo Dilma Rousseff abocanhara boa parte de muitas dotações de algum modo conectadas com as obras olímpicas, colhemos agora o ressaibo amargo da fera  raspagem dos cofres do Estado.
         Por confiar olimpicamente nas benesses do petróleo, Sérgio Cabral & Cia., ele ao desrespeitar  tanto a ética, quanto o bom senso, apostou pesado no ouro negro, com os resultados que ora se vêem.
         Nunca uma cidade olímpica chega tão precarizada ao festival mundial que já está às portas.
         O tráfico se compraz no macabro ritual de liquidar os PMs (já totalizam cinquenta os policiais assassinados neste ano). O mais estranho é que não se assinala nenhuma reação preventiva, nenhuma operação voltada a desbastar o mecanismo que está por trás dessa ignóbil matança.
         Fala-se que a verba da segurança será remanejada para o metrô. Quero crer que não seja verdade, porque seria vestir um santo para despir outro.
         A conquista da sede olímpica em meio às salvas de filmetes mentirosos e de promessas não-cumpridas (despoluição da baía de Guanabara, entre outras) já constitui prova melancólica de uma realização em que o vazio nos compromissos se encontra com a deterioração da situação fiscal do Rio de Janeiro.
         Muito mais do que o pernicioso jeitinho e o antigo truque de "pra inglês ver" (o hodierno é 'pra americano ver'), está o espírito de tocar obras de qualquer jeito - como a ciclovia na beira da Niemeyer e a total desconexão entre os milionários projetos e as construções feitas de cambulhada - será o espírito prevalecente de que de alguma forma tudo sairá pelo  melhor.
         A Prefeitura de Eduardo Paes, apesar dos tropeços, continua a irradiar otimismo. Por outro lado, a União carece de ter ciência de que a Olimpíada pode ser no Rio de Janeiro, mas o seu êxito ou fracaso repercutirá no Brasil. De toda maneira, a Cidade Maravilhosa atravessa período difícil, com a perda das royalties do petróleo.  E o Brasil, por grande que seja, está representado pelo Rio de Janeiro, que, de algum modo, carece de ser ajudado para cumprir com o compromisso das Olimpíadas.
            O Senhor Prefeito Eduardo Paes é a própria encarnação do êxito olímpico. Tudo vai muito bem, Madame la Marquise. Era o que diziam os círculos da velha nobreza do Reino de França, confiantes em que o descontentamento popular breve seria fenômeno esquecido.
            Em meio ao caos da segurança, com a PM vítima de soez campanha do Tráfico que já colheu cinquenta vítimas, e a administração do Governador interino Francisco Dornelles, Estado do Rio de Janeiro, sem verbas e também de pires na mão, encontrar espaço para otimismo é exercício difícil, que batalha contra um governo estadual que se vê forçado a decretar estado de calamidade pública.
             Na ponte que Município e  Estado atravessam, chuleando que tudo passe depressa, sem entraves e sobretudo sem vexames, a única imagem que me vem à mente é a daquela mulher-símbolo da angústia, no quadro de Edvard Munch, a berrar de boca aberta aquele grito inaudível que ora ameaça golpear-nos os ouvidos...


( Fonte: O  Globo )

Nenhum comentário: