segunda-feira, 6 de junho de 2016

A cega ambição de B. Sanders

                              


           Mais rápidos de o que pensa o candidato populista Bernie Sanders, os ponteiros do relógio da História avançam para a hora em que a vitória de Hillary Clinton será fator matemático contra o qual ele pode continuar, decerto, a vociferar, mas a sua desesperada investida na direção dos gigantes moinhos  não terá efeito algum na computação do resultado final.
            A ambição do concorrente Senador por Vermont, estado em que foi eleito como independente, prescinde de partidos, e o Democrata para ele não passa de legenda de conveniência.
            Mr Sanders tem mudado várias vezes de opinião, sobretudo quando a diferença para a sua adversária ao invés de encolher, torna a aumentar.
             Depois de perder em Puerto Rico, ele já não tem a confiança de colocar a Califórnia como o estado determinante de sua continuação ou não na disputa pela nomination. A ambição desenfreada e os elogios muita vez daqueles a quem mais interessa obstaculizar a progressão de Hillary, de o que propriamente apoiar-lhe o pleito, já se mostram na sua derradeira mutação.
             Sanders adverte que não esperem que uma eventual derrota na Califórnia vá retirá-lo do prélio.
              A campanha de Sanders - de senador praticamente desconhecido a candidato em condições de pugnar contra a ex-Secretária de Estado - lhe subiu decerto à cabeça, mas se ele se apegar ao tolo propósito de pensar que, após coletados pela front-runner o número de delegados necessários para alcançar a nomination, ele ainda julgue possível - e mais do que possível, apropriado - lançar-se em meio aos super-delegados num desesperado mercadejar da própria candidatura in extremis,  é alimentar insanas ilusões e, mais do que isso, mostrar que a sua ambição de virar à força candidato democrata, além de agredir ao bom senso do colégio de delegados,  a nada levará senão a uma postura vizinha do prepóstero e do ridículo.
                Nos debates do ano passado, o Senador por Vermont enganou a muitos. Deles participou com um cavalheirismo reminiscente do Sul, e sempre pautou a sua participação nessas ocasiões pelo respeito e o fair play.
                 Naquele tempo, Hillary tinha uma diferença a seu favor de cerca vinte pontos. Será que as boas maneiras e o respeito pelo adversário político só podem existir em tais circunstâncias?  É o que parece, mas de uma forma ou de outra, malgrado o seu visível desespero, lá em um cantinho de sua mente, Sanders se dará conta que ele jogou a boa partida, mas que os números da contenda são claros e determinantes.  Por isso, decerto tornaria o seu fim mais apropriado para as circunstâncias ao reconhecer haver realizado a boa campanha,  e diante das circunstâncias, deve conceder o que lhe é devido a quem venceu essa longa disputa pela honra de representar o Partido Democrata.


( Fontes:  Miguel de Cervantes, Don Quixote;  The New York Times )

Nenhum comentário: