quarta-feira, 8 de junho de 2016

Hillary é a Candidata

                                       
   
        Após dura campanha, na última rodada de primárias, Hillary Clinton torna-se a primeira mulher que alcança a nomination para a Presidência por intermédio de um dos dois grandes partidos americanos.

         Enfrentará Donald Trump, que arrebatou a nomination do GOP por antecipação.

         No derradeiro enfrentamento nas primárias, Hillary venceu por 56% dos sufrágios na Califórnia, 63% em Nova Jersey,  52% no Novo México, e 51% em Dakota do Sul. O seu contendor Bernie Sanders venceu em Montana (51%) e Dakota do Norte (64%).

          Como se verifica, apesar de tudo, Hillary ganhou significativamente no maior estado da União, malgrado o esforço de Sanders, e nos demais, com exceção de dois pequenos estados ao Norte

          Por outro lado, que não se esperem gestos de grandeza de quem não a tem.  A despeito da derrota na California e em mais três estados, o senador Sanders declarou que não renuncia à candidatura, e que vai à Convenção.

           Ao que parece, embriagado por passados sucessos e pelos cantos da mídia, o desafiador pensa seguir em frente, e que tudo mais vá para o inferno. Sanders deveria ter imitado Ulysses, e se amarrado ao mastro de sua nau.  Por acreditar demasiado nas sereias da imprensa e na liga dos inimigos de Hillary, ele se presta ora a mais um gesto de quem perdeu a medida das coisas, e a boa ocasião de dar por-se por vencido o que já foi determinado pela sorte.

           Não se vá esperar gestos de grandeza de quem não a tem.



( Fontes: The New York Times; Homero; e Roberto Carlos ) 

Nenhum comentário: