sábado, 18 de junho de 2016

Colcha de Retalhos D 26

                                 

Suspensão da Rússia das Olimpíadas


       Em decisão inédita, a WADA (Agência Mundial Anti-doping) suspendeu toda a representação atlética da Federação Russa às Olimpíadas do Rio de Janeiro.
       Tal se deveu às numerosas queixas e instâncias em que se determinara o uso indiscriminado de doping para incrementar a performance de seus atletas. O único fato similar de que se tem notícia foi o da antiga RDA (República Democrática Alemã), vale dizer a Alemanha comunista, que com a recente reunificação alemã desapareceu do mapa.
       No entanto, se a RDA sofreu penalidades, não  foram com a amplitude aplicada à Rússia de Vladimir Putin, que não tem precedente.
       A Federação Russa entrou com recurso, mas se estima pouco provável  que a penalidade seja rescindida.
        Não surpreende, decerto, que seja aplicada tal inédita suspensão à Rússia. Foi, contudo, o largo emprego de substâncias proibidas - não só por alterarem os resultados, senão e sobretudo por prejudicarem os atletas -, assim como as tentativas de intimidação das agências de controle, que levaram a instância internacional a essa inédita suspensão.
       Dado o comportamento do respectivo governo, infelizmente isso não constitui surpresa.


Decretação de Calamidade Pública

 

        Em medidas combinadas com a autoridade federal, o governo estadual de Francisco Dornelles, governador em exercício pela enfermidade do titular, Pezão,  decretou estado de calamidade pública, sob a válida alegação de que a crise financeira ameaça compromissos olímpicos e poderia levar ao colapso de serviços essenciais.
        Diante disso, a União vai liberar R$ 2,9 bilhões para o Rio de Janeiro. Tal quantia permitirá a conclusão da Linha 4 do Metrô, assim como pagar os atrasados salários e horas extras de policiais.
           A medida em apreço vai permitir ao Estado reequilibrar as finanças e pegar empréstimos com bancos federais. Se não dispusesse de tais recursos extraordinários o Estado, inadimplente,não poderia reequilibrar as finanças e tomar empréstimos com bancos federais, sem ferir a lei.
           Com a queda nos royalties do petróleo, a principal renda do Estado sumiu. Por isso, entende-se  por que o  governador em exercício Dornelles afirme que tomará "medidas duras". E a própria Firjan concorda em que amplo reajuste se fará imprescindível.


Determinação providente mas tardia
             

             O presidente interino, Michel Temer, diante dos estragos em seu ministério provocados pela Operação Lava-Jato, determinou que todo o primeiro escalão do Governo seja consultado. Quem tiver envolvimento com irregularidades deve pedir para sair do Governo.
              O próprio Mendonça Filho caíu na rede. Deputado federal pelo DEM em Pernambuco, é o Ministro da Educação, e terá recebido cem mil da UTC para sua campanha a deputado federal. O Procurador Janot vê indício de propina.
              Por outro lado, em reunião, Temer declarou que o seu Governo tem como prioridade zero que a Lava-Jato chegue do Governo.  E ao Palácio do Planalto, nem se fala. A diretriz dada na  reunião  foi a de que  quem tiver qualquer envolvimento peça para sair.  'Se não sair, será saído.'
              Na reunião realizada no Planalto, os peemedebistas demonstraram preocupação diante da delação de Fábio Cleto, que acabou atingindo Henrique Alves e o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha. Segundo fonte do governo, há citação a Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo).
               De acordo com avaliação do Governo, não foram só as 'pedaladas fiscais' que levaram ao afastamento da presidente Dilma Rousseff, mas, sobretudo, a circunstância de as investigações terem chegado ao Palácio do Planalto, afetando os ex-Ministros Edinho Silva (Comunicação Social) e Jaques Wagner (Casa Civil).
               Os Catões estão em falta. "É muito difícil arrumar um ministro que não dê problema" - reconhece um interlocutor de Michel Temer...


Atrasos do SUS

              Os atrasos no Sistema Unificado de Saúde (SUS) não constituem surpresa para os eventuais atendidos pelo Sistema.  Como se noticia, lei  sancionada em 2012 prevê o atendimento do servidor no prazo de sessenta dias. Sem embargo,  de acordo com notícia da Folha, quatro em cada dez pessoas atingidas pelo câncer devem esperar mais do que sessenta dias  para serem atendidas pelo dito SUS.
               Nesse sentido, os especialistas consultados confirmam o óbvio. A demora no atendimento pode agravar a situação do paciente.


O Estupro dos 33

                
                 Uma adolescente de dezesseis anos foi vítima de um estupro  no passado mês de maio, numa favela da zona oeste do Rio de Janeiro.  Tratou-se de um estupro coletivo, em que teria havido a participação de 33 homens, segundo o depoimento da  menina.
                  Um primeiro inquérito levará a delegada Cristiana Bento, da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima, a pedir a prisão de seis homens e a apreensão de um adolescente menor de idade.
                   Como a vítima falou de 33 pessoas no estupro coletivo e  não essas sete, um novo inquérito será aberto para verificar se houve participação de mais pessoas na violência.
                    Há dois videos em causa.  Num, de  38 segundos, um grupo de quatro homens debocha da vítima e pelo menos um dele toca nas partes íntimas da garota.  O segundo vídeo, obtido pela polícia,  mostra novas cenas do estupro da jovem. Neste ela aparece reagindo ao estupro e negando contato sexual.
                      A perícia da polícia não consegue definir a ordem de produção dos citados vídeos. Nesse sentido, a polícia pedirá a prisão do traficante Sergio Luiz da Silva Júnior, o Da Russa, chefe do tráfico no morro da Barão (sic). A casa conhecida como "abatedouro"  fica diante da sede do tráfico na comunidade.
                       Segundo assevera a delegada do caso: "A vítima, em depoimento, diz que encontrou com Da Russa na porta da casa quando deixava o local. É impossível que algo ali acontecesse sem que ele soubesse. Ele tem o domínio final do fato."
                          Dos sete indiciados, dois estão presos: Raí e Raphael. Eles negam que tenham praticado o estupro.  Em dois depoimentos, Raí diz que fez sexo consensual com a adolescente e confirma que o aparelho celular seja dele. Já Raphael nega que haja divulgado a imagem."
                 
                      
( Fontes:  O  Globo; Folha de S. Paulo )



Nenhum comentário: