sábado, 10 de dezembro de 2016

Os hackers de Putin?

                                 

        O presidente Barack Obama, cujo mandato se estende até 20 de janeiro de 2017 - quando, na escadaria do Capitólio, como é tradicional, o seu sucessor, Donald Trump prestará o juramento perante o Chief Justice Roberts, para o seu mandato, que cobrirá quadriênio até 20 de janeiro de 2021 - mandou proceder verificação acerca da invasão digital dos hackers russos nos dois comitês dos Partidos Democrata e Republicano.
         A intromissão desses hackers - que junto com os chineses semelham ser os mais temíveis na área da computação digital - que terá abrangido tanto o comitê do GOP, quanto o do Partido Democrata, se caracterizou por estranha peculiaridade.
         Enquanto as 'descobertas' desses hackers, no que tange aos democratas, tiveram ampla divulgação - o que gospodin Putin terá obtido através da entrega para os wiki-leaks de J. Assange -  nada vazou acerca do conteúdo dos e-mails trocados pelos republicanos em seu comitê...
          O presidente Obama, consciente desse fato, determinou investigação em profundidade acerca do âmbito da atuação de tais hackers, que nada têm de autônomo, tudo indicando que não foi por acaso o silêncio sobre as mensagens do comitê do GOP, enquanto quem dirigia os hackers russos punha toda a ênfase naquelas comunicações que pudessem prejudicar à parte democrata.
           Como essa façanhuda e aberta intromissão nas comunicações digitais de um dos dois grandes partidos estadunidenses não tem registro anterior, não será a colocação na jogada do teleguiado wiki-leaks de Assange que vá enganar os observadores quanto a quem realmente interessa estar de forma ilegal tentando prejudicar de alguma forma a candidata democrata, para que saia como perdedora do embate. Não sei se a extensão dessa aberta intervenção dos hackers russos nas comunicações do comitê democrata no processo político eleitoral americano - cuja existência semelha de todo óbvia - será divulgada para a mídia, porque há condicionantes de segurança que deverão ser examinadas.
           A própria cuidada separação de todo o material do comitê do GOP - que terá sido igualmente penetrado digitalmente pelos hackers espiões do Kremlin - para que não seja divulgado já é confirmação do desejo do amigão Putin de atrapalhar a candidata Hillary e tudo fazer para ajudar o cupincha Donald.
             De qualquer forma, desde que a responsável pela guarda dos dados pessoais dos funcionários americanos apresentara o próprio pedido de renúncia ao Presidente Barack Obama, quando hackers, presumivelmente chineses, invadiram os arquivos digitais de Uncle Sam, logrando obter todos os dados relativos aos funcionários governamentais, essa fraqueza digital da Superpotência terá merecido das autoridades competentes a necessária atenção para que tal insólita invasão não mais se repetisse...

(Fontes: Folha de S. Paulo, The New York Times )

Nenhum comentário: