sábado, 10 de dezembro de 2016

Colcha de Retalhos D 49

                                        

Nova Denúncia contra Lula ?


         Segundo noticia a Folha de S. Paulo, foi protocolada denúncia na Justiça Federal de Brasília na sexta-feira, 9 de dezembro de 2016, distribuída ao juiz da 10ª Vara Federal, Vallisney de Souza Oliveira.
          O juiz Oliveira, que acaba de receber a denúncia, deverá decidir se a aceita ou rejeita. O caso, que tramita sob sigilo, só será divulgado na integra, com 154 pp., a decisão do Juiz.
           Se a denúncia for aceita, Lula virá a tornar-se réu pela terceira vez na Justiça Federal do D.F. Com efeito, o ex-PR  já responde à ação em que é acusado de tentar silenciar o delator Nelson Cerveró na  Operação Lava-Jato e também por suposto tráfico de influência para ajudar a empreiteira Odebrecht a obter obras no exterior com recursos do BNDES, por meio de pagamentos a um empresário que era tratado como "sobrinho" do ex-presidente, Taiguara Rodrigues dos Santos.
            Além disso, Lula da Silva também é réu em outra ação, que tramita na Justiça Federal de Curitiba, por suposto favorecimento à empreiteira OAS.


Chuva de denúncias : também Alckmin?


                 Compreende-se a dificuldade de processar, dentre toda a chuva de denúncias,  se tal prática condenável se reporta igualmente ao governador  de São Paulo,  Geraldo Alckmin (PSDB-SP).
                  Dentro da chamada denúncia-mãe, consta que a Odebrecht disse em acordo de delação premiada com a Lava-Jato, que pagou caixa dois, em dinheiro vivo, para campanhas do dirigente tucano, em 2010 e 2014.
                  Dada a circunstância de que até o presente Geraldo Alckmin goza de fama que o vem isentando dessa prática, o governador de São Paulo se colocaria em posição diversa a de muitos outros agentes políticos.
                   Diante da pluralidade de meios de determinar se a denúncia procede ou não, caberia esperar o seu decantamento.
                    Nesse sentido,o Secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ex-secretário particular do governador, há politização na denúncia.
                    "Como ele é um político honesto e de sucesso, talvez haja uma tentativa de colocar todos no mesmo cesto, o que não é correto", declarou Salles.
                      Por sua vez, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) disse que o depoimento precisará ser detalhado e oficializado para ter valor político ou jurídico.
                      De acordo com a delação de executivos da empreiteira Odebrecht, R$ 2 milhões em espécie foram repassados ao empresário  Adhemar Ribeiro, irmão da primeira-dama, Lu Alckmin, na campanha de 2010.
                        O governador Alckmin declarou por meio de sua assessoria: "é prematura qualquer conclusão com base em informações vazadas de delações não-homologadas." Já por nota, ele afirmou: "apenas os tesoureiros das campanhas, todos oficiais, foram autorizados a arrecadar fundos dentro do que determina a legislação eleitoral."


Inflação afinal parece desacelerar


                   Todos sabemos quem trouxe a inflação de volta para Pindorama.  Deixemos para a história econômica e financeira os estudos necessários para determinar a realidade dessa difundida e sofrida impressão popular.
                   Uma vez redesperto o dragão, fica difícil induzi-lo de volta a um sono reparador.  De qualquer forma, uma pequena notícia nos acena com a possibilidade de que nos livremos dessa maior ladra da poupança e dos salários.  A variação no mês de 0,18%, como ficou abaixo das expectativas dos analistas do mercado, nos induz a  moderado otimismo.
                   A notar que nos últimos doze meses a inflação acumulada (até novembro) é de 6,99  por cento.                  



( Fonte: Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: