sábado, 31 de dezembro de 2016

Colcha de Retalhos D 51

                              

Resposta de Putin às sanções   
  

          Em hábil manobra, Vladimir Putin preferiu não retaliar as sanções aplicadas por Barack Obama, ao ensejo do hacking russo dirigido contra o Comitê Democrata e a candidata Hillary Clinton, na reta final para as eleições presidenciais.
          Putin confia no seu dito amigo e incongruo aliado, Donald Trump, e decerto espera bastante dessa anunciada parceria. Por isso e por ora, os funcionários americanos sediados na Rússia, e que seriam os prováveis alvos da resposta russa não precisam fazer as malas, pelo menos por enquanto.


Assassínio do Embaixador grego


           Que mala vita de Nova Iguaçu, que nada! Essa suposição, fundada na violência da Baixada,  foi tomada por jornais do porte  de El Pais, e, inegavelmente, constituía a hipótese de invadente probabilidade, pelas características do meio e os perigos a que a população ali residente  está tristemente exposta.

           No entanto - e esta coluna se viu igualmente salpicada por tal suspicácia, tão aparentemente lógica e, por isso, disponível - tristemente não havia o elemento topográfico nesse crime - eis que não passou de um fait divers [i]- que pode repontar em qualquer localidade desse mundo, vasto mundo, sendo, portanto, suscetível de aparecer também em qualquer ponto do circuito de Elizabeth Arden.

           Como creio já o ter dito, não tive a oportunidade de, no meu estágio helênico,  conhecer o embaixador Kyriakos Amiridis, que decerto não merecia este fim sórdido que lhe terá sido proporcionado por pessoa que distinguira com o signo da maior confiança.


Crise financeira no Rio


           O Estado do Rio se acha entre as unidades federativas em estado falimentar, como é também o caso do Rio Grande do Sul.

            Sem embargo, os seus governadores não parecem estar conscientes de uma coisa chamada exemplo. Se o estado se acha em situação falimentar ou crítica, tal impõe que a primeira autoridade estadual participe dos sacrifícios que a condição das contas os força a impor às respectivas populações.

            Ao assumir a disposição de não só dar o exemplo, mas também deixar evidente que não se acredita de sangue azul para eximir-se dos sacrifícios que se vê forçado a impor aos  co-estaduanos.

             Muito pelo contrário! Mais ganharia no respeito de seus coestaduanos ao rejeitar qualquer tipo de privilégio - pois já dispõe daqueles inerentes ao cargo em termo de residência e segurança - do que fazer o que fez o Governador Ivo Sartori, do meu estado (Rio Grande do Sul) elevando o respectivo salário, e agora o governador Pezão - em quem hoje me arrependo de haver votado - que vetou proposta da Alerj, com corte de 30% de seu salário e o dos secretários!    

( Fontes: New York Times, Carlos Drummond de Andrade )


[i] crime comum, nas colunas policiais.

Nenhum comentário: