domingo, 4 de dezembro de 2016

Café da Manhã Democrata

                           
Sobre as recontagens


          Se Trump & Co. tem tanta confiança assim na vitória, por que esse furor contra as três recontagens de voto em Michigan, Wisconsin e Pennsylvania?  Por que essa pressa em silenciá-las judicialmente, se elas apenas procuram a verdade?
          
            Quem está do bom lado, não tem medo da verdade eleitoral.
           Por que esse afã em procurar emudecer tais tentativas?
         
           Não fica bem ao partido de Abe Lincoln sufocar a busca de o que disseram as urnas.
          Pois quem não deve, não teme.
       
          Ou será que as coisas não foram bem assim em Michigan, Wisconsin e Pennsylvania?


 As Viagens de Suas Excelências


            Já estarão decerto esquecidas as viagens do penúltimo escândalo parlamentar, que até as filhas de Gabeira envolvera.   Agora, a Folha trata de relembrar-nos que esse furor voltou, e que deputados federais viajam ao exterior a cada dois dias.

              Os destinos totalizam 69 países em cinco continentes, com especial atenção para Estados Unidos, Suiça e França. Dentre os líderes nessa maratona do turismo oficial, há dois líderes do DEM - Jorge Tadeu Mudalen (SP) e Cláudio Cajado (BA), que somam 21 nações nos roteiros. Perguntados, Suas Excelências dizem  que as viagens em tela são essenciais para o trabalho.

               A notar por fim que a presidência da Câmara, solicitada a informar os gastos de tais viagens,  disse que só os fornecerá via Lei de Acesso à Informação.


A investida da meia-noite


           A democracia pode ser por vezes uma orquestra desafinada, em que toca quem quiser.
           Mas devo reconhecer que Elio Gaspari  já esteve mais inspirado.
      
         Não é que o juiz Sérgio Moro, o paladino da Lava Jato, e a Ministra Carmen Lúcia, não confiem na Justiça, é  que por vezes a Câmara se reune a desoras, com objetivos pouco confessáveis, para barrar o caminho dessa Operação, que é a encarnação presente da Justiça no Brasil.
        
        O povão que se manifestará hoje nas praças e nas avenidas desse país sabe que quando Bolsonaro e Jean Willys se põem de acordo, deve tratar-se de grave perigo. Pois ambos estão em polos opostos e pessoalmente se detestam, e, no entanto, parecem ter a visão que faltou ao emérito jornalista. Quando há um perigo maior contra a Democracia, quem a ama não a deixa, pois tem o bom senso de distinguir entre o que interessa ao Povo e o que defendem esses senhores da meia-noite.



( Fontes:  O Globo, The New York Times, Folha de S. Paulo)              

Nenhum comentário: