quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

E a guerra na Síria ? (2)

                    

         Pelas escolhas que fez, a Administração Obama chega ao final das hostilidades, em posição mais de assistente do que de participante. A opção que o 44º Presidente fizera no início de seu segundo mandato, enjeitando a proposta dos chefes de Departamentos voltados para o exterior, determina a involução do conflito, com a crescente presença da Federação Russa, de Vladimir Putin, no cenário bélico.
         Bashar al-Assad, ao viajar para Moscou, para apresentar ao Senhor de todas as Rússias o seu pleito e súplica, sabia que gospodin  Putin passaria a ter a última palavra em tudo o que lhe aprouvesse, no que concerne à sorte de seu país, então despedaçado e muito, pela própria inépcia do sucessor de Hafez al-Assad. Doravante, o domínio alauíta só teria possibilidades de reafirmar-se com a boa vontade do Senhor do Kremlin.
         Dessarte, ao fazer a longa viagem à Corte do frio e ambicioso Vladimir Vladimirovitch, ele, como os antigos potentados africanos que subiam os degraus do Senado para suplicar ser acolhidos como vassalos de Roma, bem sabia que não tinha outra opção, nem outro caminho, que o da submissão ao seu Novo Senhor. Por incapaz e falto de habilidade política, desperdiçara os trunfos que o próprio Pai lhe passara, e agora só lhe restava confiar o respectivo destino àquele que doravante ditar-lhe-ia as  escolhas e posições.   
            Putin, que sonha recuperar a primeva preeminência da União Soviética, colheu a oferta com o gesto largo de quem vê na virtual abjeta deposição da respectiva soberania a oportunidade grande, que guardadas as aparências de avidez, já prelibava a ocasião rara de empunhar mais uma base para o reforço do respectivo poder (hoje dispõe de um porto de aguas quentes no Mediterrâneo Oriental e grande base aérea).
             Passados uns poucos anos, a dependência do leão da Síria está mais fincada. A vitória sobre os guerrilheiros livres e a tomada de o que resta da antes segunda cidade da Síria, Aleppo, já pode ser havida como a inelutável consequência, tanto da incapacidade da diplomacia de Obama assegurar-lhe qualquer proteção, quanto da calamitosa situação militar, que é triste consequência da falta de visão estratégica de Barack H. Obama, que chegara a pensar, tolo que foi![1], na capacidade da Superpotência controlar os eventuais excessos através da diplomacia... A História, essa por vezes severa mestra de governantes, ensina que, assim como alguém despojado de força não dispõe de qualquer poder de persuasão, muito menos para quem pretenda pairar sobre um conflito, e tentar controlá-lo apelando para a diplomacia.
           A história ensina que só a força militar pode discutir sobre eventuais condições de paz.  Os tratados em Genebra não passarão de papéis inconsequentes, se não se traduzirem na capacidade de que se tornem realidade. Caso contrário, eles serão as cruzes das malogradas tentativas que transformam o Palais des Nations em cemitério de causas esquecidas.
            O realista Putin só dá atenção a quem tenha presente o velho ditado: se queres a Paz, prepara a Guerra.
             O fracasso de Barack Obama nesse particular quem o está pagando e muito caro é o povo sírio, submetido a incessantes bombardeios com barrel-bombs (petardo explosivo, com todo tipo de metal que malgrado defeso pela lei da guerra, vem sendo empregado pela aviação síria, segundo se afiança). Tampouco é segredo que Aleppo venha sendo submetida a um tapete de bombardeios, que não poupa nem hospitais.
            A aviação americana trata de preparar a próxima queda do Exército Islâmico, colocando as remanescentes cidades que permanecem sob o cruel poder do califa al-Baghdaadi a sustentados bombardeamentos. Pelo seu banditismo e pelos vis métodos empregados, o E.I. decretou a própria destruição. No entanto, cabe perguntar porque valer-se de barrel bombs e da destruição de nosocômios e outros abrigos em Aleppo, que já virou uma chaga aberta, que deve achar melhor cair sob as botas dos soldados do leão Bashar[2], do que sofrer tais ataques.
               Dessarte, a paz não está longe da Síria. Mas os padecimentos desse povo, que se excitam por vezes a terna compaixão do mundo civilizado - como através da foto de Aylan Kurdi, menino de três anos encontrado afogado em praia da Turquia -  se mostram a cruel amplitude desse fautor de mortes, não pode viver sob a empresa do efêmero.
                  A abortada revolução síria, essa infernal produtora de desgraças, doenças de toda sorte, de deslocados e de incontáveis refugiados - o que um desafio sem fronteiras, como se depara nas multidões que atravessam a Europa, ladeados pelo arame farpado de novos regimes que nos relembram os velhos do intermezzo entre Primeira e Segunda guerras, com o neo-fascismo vendendo saúde, enquanto barcaças e botes buscando atravessar o Mediterrâneo preparam a seara inexgotável dos afogados.
                    Em termos de mesquinharia, a palma vai para o regime neo-fascistóide de Viktor Orbán, na Hungria, embora a concorrência nesse campo seja grande. Pelo fato de haver acolhido uma vaga de cerca um milhão de refugiados, a Alemanha de Frau Angela Merkel, por sua coragem, enfrentou séria crise no próprio país. 
                     Tudo isso mostra uma crise descomunal de refugiados, produzidos em grande parte pelo inferno do conflito sírio, que nesta semana completa cinco anos. Atualmente, eles são 4,8 milhões em países vizinhos ( Jordânia, Turquia, Grécia) e 900 mil na Europa (Alemanha). Eles são repelidos na Hungria, na Croácia, tem o ingresso barrado pela Inglaterra e vagam pela França.
                      A melhor solução para a presente crise de refugiados está na paz da Síria. Infelizmente, esta paz surge hoje naquele país como a paz dos... cemitérios. No entanto, apesar da ditadura de Bashar, ainda a solução com maiores possibilidades está em trazer de volta àquele país as imensas levas que foram criadas pela irresponsável crueldade do ditador al-Assad. Como a definição de Churchill sobre a democracia - o pior regime existente, excluídos todos os demais - ele também vale um pouco para encarar como a solução menos ruim a relocalização - mas em condições dignas - do povo sírio na sua terra.
                        O egoismo que é a política mais em voga na atualidade - e a presença de Mr Donald Trump, dom proporcionado à América (e ao mundo) pela estranhíssima atuação do chefe do FBI, Mr James Comey (V. meu blog de ontem, 7 de dezembro - O grande eleitor de Donald Trump) coloca diante de nós essa enorme pedra - o egoismo dos povos modernos. Não é só decerto um trabalho de liderança, mas a boa vontade aí entra, em grandes doses, se se ambiciona algum sucesso. A própria Merkel se tem empenhado em uma política sensata de acolhimento - e os perigos desse desafio são claros, como foi a queda da popularidade de Frau Merkel, que ela parece estar ora em condições de superar.
                             E pensar que o Presidente Barack Obama, com um pouco mais de visão e quiçá de outras qualidades, teria criado melhores condições de encaminhamento a um final pacífico do drama sírio, possivelmente com o afastamento do principal fautor do problema...

( Fontes:  Homero,Winston Churchill, Carlos Drummond de Andrade, The New York Times)



[1] Como diria Homero.
[2] Al-Assad, que designa os chefes da Síria, significa leão.

Nenhum comentário: