sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Notícias de Fim de Ano (02)

                         

Desaparecimento do Embaixador grego


          Sem contato com a família no Rio  há quatro dias, Kyriakos Amiridis, embaixador da República Helênica, acreditado perante o Governo do Brasil, permanece formalmente desaparecido.
          As previsões, por conseguinte, não podem ser boas, eis que foi achada, na tarde de ontem, 29 de dezembro,  queimada a carrosseria do carro alugado pelo Embaixador (a placa é a mesma do veiculo tomado pelo diplomata).
            Dentro do veículo incendiado foi encontrado um corpo carbonizado. A placa do carro é a mesma  do carro alugado pelo diplomata há quatro dias atrás.O carro foi encontrado no arco metropolitano, em um dos acessos de Nova Iguaçu ao Rio de Janeiro. Como se vê, os indícios parecem não dar vaza a otimismo.  
            A esposa do embaixador, Françoise Amiridis, entrara em contato com a Polícia Federal para informar sobre o desaparecimento do marido. Fundando-se no argumento de  que o embaixador não estava em nenhuma missão oficial no Rio de Janeiro, a PF repassou a questão para a Polícia Civil.
             Não havendo sido encontrado o embaixador - e achando-se desaparecido há quatro dias - acentua-se a  preocupação  sobre a sua situação, acrescida pelo fato de que o carro alugado foi encontrado queimado.
             A notícia já repercutiu na Inglaterra (The Sun), Espanha e Grécia.
             Dadas as condições - sobretudo o desaparecimento prolongado - e o vencimento dos prazos usuais praticados nos sequestros, os prognósticos não tendem a ser favoráveis.   
            Dentro do macabro condicionado pela triste realidade das condições na Baixada, diminuem as perspectivas de um final menos bárbaro, restando verificar se no corpo carbonizado  há possibilidades de identificação.


Aumento do Desemprego


             No contexto das sombrias previsões da permanência do quadro recessivo, cerca de um milhão de trabalhadores será despedido do emprego no ano entrante de 2017. Consoante O  Globo, o número de desempregados -  que atingira 12,1 milhões em novembro (taxa de desemprego de 11,9%, consoante o IBGE) - deve alcançar 13,7 milhões de sem trabalho no fim do primeiro semestre de 2017.
              Este é o pior momento do mercado de trabalho desde 1991, com a maior taxa de desemprego. Até 2018, o emprego não vai voltar ao nível anterior, de antes de 2015, porque a economia brasileira também  não vai voltar.
             
              A conferir.


(Fontes:   O Globo, Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário: