quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Café da manhã Democrata (2)

                    

Recontagens

       Em Michigan, há sentenças judiciais contrastantes. Reza o mais elementar conhecimento da Lei que se existe controvérsia, ela tem de ser dirimida. Não é admissível que, se os juízos diferem, se prefira o silêncio como resposta.
       Diante das controvérsias, a solução que se impõe é a de levar a questão às últimas consequências. Não é através do mutismo que se estabelecerá a verdade. Assim, que se vã avante com a apuração. Além de dirimir as dúvidas, e restabelecer quem realmente recebeu a maioria dos sufrágios, que outro mal pode uma recontagem trazer a lume ?
        Não será através de chicanas que se ocultará a vontade do Povo.


A Reforma da Saúde     

         É difícil determinar quem é o responsável pela atual fragilidade do Affordable Care Act (A Lei do Seguro Médico Custeável).
  
       Não serão decerto aqueles usuários que são beneficiários da Nova Lei, introduzida no biênio em que o Partido Democrata dominou os dois ramos do Legislativo. No biênio seguinte, o Partido Republicano venceu na Câmara de Representantes. Como é amplamente documentado, o escândalo da fraude nas eleições para a Câmara de Representantes - o velho gerrymander - persiste a partir daquele fatídico biênio em que as bases da fraude eleitoral foram estabelecidas (e o que dá a explicação vergonhosa de uma maioria permanente do GOP nessa Câmara Baixa  não pela vontade do povo, mas sim pela fraude institucional do gerrymander). Que lhe seja permitido permanecer por tantos anos (pelo menos seis dos mandatos do 44º Presidente e quantos mais dos que virão?) é uma pergunta que não diz bem do estado da democracia estadunidense.
        Mas voltemos à vaca fria. Que o ACA seja chamado de Obamacare   já é uma pequena vitória do Partido Republicano. Ela, no entanto, é sintomática, pois de certo modo prepara o terreno para uma visão negativa de uma reforma sanitária que protege as classes menos favorecidas.
          Abolir esse modesto progresso no capítulo sanitário, que tornou possível o cuidado médico para as classes menos favorecidas, será uma vitória triste, vergonhosa mesmo do Partido Republicano, aquele dos ricos, que terá conseguido esse instrumento importante que protege as classes que não teriam condições de obter tratamento médico.


O Próximo Governo Trump


             Não parece nada difícil prognosticar da qualidade do futuro 45º presidente. Ela já é determinável por muitos de suas indicações governamentais.

              No entanto, já está suficientemente claro a quem Mr Donald Trump deve agradecer pela inesperada dádiva de virar o 45º presidente. É o que relatarei em matéria próxima, fundada em artigo publicado por The New York Review, e de autoria de David Cole, Professor de Direito da Universidade Georgetown e próximo diretor legal da ACLU.



( Fontes: The New York Times, The New York Review of Books )         

Nenhum comentário: