terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Dançando em torno do abismo?

                              

        Citado na delação premiada de Cláudio Melo Filho, ex-diretor da Odebrecht - assim como boa parte de seus principais auxiliares também salpicados pela Operação Lava-Jato, o Presidente Michel Temer se valeu da retorsão (figura de estilo que utiliza parte dos argumentos adversários na própria defesa) para apelar ontem  à instabilidade política e à crise econô - mica que o país atravessa para encarecer ao PGR Rodrigo Janot, celeridade nas investigações que atingem à cúpula de seu governo e do PMDB.
        Na expectativa de outras mais 76 delações da empreiteira Odebrecht virem a público, Temer argumentou que o ajuste fiscal do governo vem sofrendo "interferência" de "ilegítima" divulgação dessas colaborações premiadas. A princípio, a idéia do Planalto era pedir  a abertura do sigilo em todas as delações.  Tal possibilidade foi discutida em reunião na manhã desta segunda, 12 de dezembro, de que participaram Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), citado na delação; e Alexandre de  Moraes (Justiça), Grace Mendonça (AGU), além de Romero Jucá, líder do governo no Congresso e do Secretário do Programa de Parcerias de Investimentos, Moreira Franco, esses dois últimos também citados pelo delator.
       Esse plano de contra-ataque, no entanto, teve de ser suspenso, pela circunstância de que as delações até a sua homologação pelo Supremo estão sob segredo de Justiça. O Governo partiu então para a opção "b", através de envio de carta em que diz estar a União sofrendo interferência de o que chamou de ilegítima divulgação  de colaborações premiadas. Nesse documento, o presidente Temer alega "clima de desconfiança, geradora de incerteza", o que seria um elemento perturbador para a União.
       Para o círculo do Presidente, o requerimento teve tom "respeitoso", sem aparentar açodamento nas investigações que agora podem chegar ao núcleo duro do governo e ao partido de Temer.
       O objetivo do Planalto  teria sido levar Janot a dar um "freio de arrumação" nas delações e nos vazamentos.
       Consoante explicou auxiliar presidencial, esse documento não é forma de enquadrar o Ministério Público, mas um posicionamento claro do Executivo, que não pode ficar refém de vazamentos toda semana, sujeito a instabilidades para governar. Esta pode ser uma oportunidade para Janot ajustar internamente as investigações e delações. Esperamos que seja usada para o bem.
         Nesse sentido, o ofício presidencial lembra que em situação "análoga" Janot já suspendera tratativas de colaboração premiada. Com efeito, em agosto o PGR determinara suspensão de delação do ex-presidente da OAS que também é  chamado Léo Pinheiro, bem como colaborações premiadas de outros executivos da construtora.
          À noite em São Paulo, quando o Presidente recebeu o prêmio Líder do Brasil, oferecido pelo grupo Lide, do prefeito-eleito de São Paulo, João Dória (PSDB), Temer afirmou que se "houver delitos e malfeitos" na política brasileira, eles devem ser revelados todos de uma vez, para não paralisar o país.
            A reação do Presidente é consequência da avaliação interna de que a delação de Cláudio Melo Filho é um "relato parcial" de uma série de eventos que muitas vezes "não tem coerência".  Para o Planalto, a delação não reflete  o cenário político do período descrito, boa parte transcorrido durante o governo Dilma Rousseff. Nesta época, alegam governistas, o PMDB não estava no centro do poder, apesar de controlar uma diretoria da Petrobrás. Um auxiliar presidencial lembra que Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Secretaria de Governo de Temer, estava sem mandato, e que Padilha e Moreira tinham ação limitada pelo governo petista. Outrossim, os governistas disseram estranhar o não-envolvimento de personagens centrais na gestão de Dilma,


( Fonte:  O  Globo )

Nenhum comentário: