sábado, 10 de dezembro de 2016

Lamentável a tática da intimidação

                              

      O juiz Sérgio Moro vem a público para criticar a tática utilizada por Lula da Silva de procurar intimidar a autoridade pública que, por dever de ofício, procede a investigações sobre o ex-presidente.
       Nesse sentido, o juiz Sergio Moro - que também sofrera ataque do ex-presidente - chamou de 'lamentável' a iniciativa da defesa do ex-Presidente da República de processar o delegado da Polícia Federal, Felipe Pace, e a equipe de investigações que apura desvios na Petrobrás.
       Na decisão do juiz Moro, ele autoriza o compartilhamento das informações do processo em tela, com vistas a que a Advocacia Geral da União (AGU) faça a defesa do delegado Pace e de sua equipe.
      Nesse sentido, o juiz Moro demonstrou pesar com o fato de que "autoridades públicas, no exercício de seu dever legal, fiquem sujeitas a retaliações de parte de investigados, que confundem o exercício do dever funcional com ilícitos".
       A esse propósito, vale lembrar que o ex-Presidente Lula da Silva também move ação contra o juiz Moro por abuso de autoridade.  Assinale-se que Lula fora indiciado pela Polícia Federal em julho último e está na mira de quatro processos da Lava-Jato.
       Lula da Silva entrou com ação de reparação de danos morais de R$ 100 mil, contra o Delegado Pace, por este afirmar, no âmbito da Lava-Jato, que o ex-PR  foi identificado com o codinome "amigo" nas planilhas de propina apreendidas na Odebrecht. Nesse contexto, despacha o Juiz Moro: "O interesse público reclama o deferimento do requerido para que a defesa da autoridade policial não fique fragilizada, já que a demanda não é apenas contra ela, mas também contra o Serviço Policial Federal."
        Em consequência da oportuna ação do Juiz Moro, a Advocacia Geral da União (AGU) assumiu a defesa da Polícia Federal no caso, e solicitou, por conseguinte, acesso aos autos que estão sob a tutela do Juiz Moro.
         A defesa do ex-P.R. Lula da Silva busca rechaçar a informação prestada pelo juiz Sérgio Moro de que Lula move demanda contra todo o "serviço policial federal".
            Segundo o advogado do ex-presidente, "Lula moveu ação de reparação de danos morais contra agente policial federal, que usou de seu cargo para satisfazer intento pessoal de promover verdadeiro ataque à imagem, reputação e à honra do ex-Presidente da República".



( Fonte: Site de O Globo ) 

Nenhum comentário: