sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Cidade Maravilhosa ?

                                

       Foi-se infelizmente o tempo em que Santa Teresa era bairro tranquilo, no sopé do Corcovado, qualquer eventual caminhada levaria à estrada velha da Tijuca, com as suas matas e ocasionais fontes.
       Desde muito que os moradores nesse calmo recanto, bafejado nas alturas ainda que modestas por clima um pouco mais ameno, assistem ao crescimento inarrestável das inúmeras favelas a seu redor.
       Esse encontro da pobreza com a miséria é que responde pela decadência deste recanto antes sereno e aprazível, em que as boas   residências,do arrabalde carioca, se vão transformando em alvos prelibados, perdendo para sempre a antiga serenidade, sob as vistas cúpidas do entorno de casebres.
       A inação dos poderes públicos é outra chaga do subdesenvolvimento. Por causa disso,  os guias turísticos são muita vez responsáveis por trágicos erros. Falam dos encantos de um bairro, mas esquecem de dizer que a antiga plácida atmosfera burguesa do arrabalde servido por bondinho - cujo serviço permanece interrompido pela incúria municipal - na verdade é uma potoca turística, o que para os estrangeiros, à cata dos entornos pitorescos de um Rio residencial e acolhedor, pode transmutar-se em perigoso ludibrio.
       A inação da PM - que os locais conhecem bem, mas os turistas, não - o que teria a ver com a bárbara execução de turista italiano, Roberto Bardella, de 52 anos ? Pois bem rente à Santa Teresa, existe a favela do morro dos Prazeres. Aí os velhos nomes se transformam em macabros deboches. Pois,  é um dos lugares em que o tráfico proíbe o ingresso de gente desconhecida e incontinenti fuzila, como o fez no caso do turista Bardella?  Assim, o infeliz  pensa visitar locais turísticos, e ao invés, ei-lo a desafiar as leis do tráfico! Por isso, abatem o pobre Bardella  com um tiro na testa. Já o seu primo, que o acompanhava, é liberado pelos traficantes, após duas horas de terror.
         Não hão de esquecer que próximo da Linha Vermelha existe outra favela que também aplica essa taxa macabra em quem a visite sem o placet do cabeça do tráfico. Ali morreu um pobre soldado que participava da Força Federal que tinha a missão de proteger os assistentes da Olimpíada. Por serem de fora, caíram na esparrela do tráfico, adentrando o espaço vedado...


( Fonte:  O  Globo )  




Nenhum comentário: